O Moonraker era o smartwatch da Nokia. A existência dele só foi revelada hoje, porque a Microsoft o cancelou pouco antes de seu lançamento no mercado – eles decidiram apostar na Microsoft Band.

Imagens do protótipo surgiram hoje cedo em um Tumblr (já deletado) divulgado por Evan Blass, o famoso @evleaks:

O site era de Pei Chi Hsieh, um designer da Microsoft, e as imagens do Moonraker são muito mais parecidas com um produto final do que um mero protótipo.

microsoftmoonraker2.0microsoftmoonraker4.0

O dispositivo chegou a ser apresentado a potenciais consumidores na Mobile World Congress do ano passado, segundo o The Verge, e a previsão é que ele fosse lançado junto ao Lumia 930 — não foi o caso, já que a Microsoft preferiu cancelá-lo depois que comprou a Nokia.

A interface do Moonraker fazia referência à conhecida interface dos Windows Phones e possuía funções como e-mail, telefone, apps de mensagens e, ainda de acordo com o The Verge, um aplicativo que permitia controlar a câmera de um celular remotamente, tornando o smartwatch em um controle remoto da câmera fotográfica. Além disso, havia acesso a aplicativos de redes sociais, como o Facebook, MixRadio e uma série de pulseiras coloridas para escolher.

microsoftmoonraker1.0

A Microsoft cancelou o projeto, dando prioridade à Microsoft Band, lançada em outubro passado, que possui mais funcionalidades que o smartwatch da Nokia.

Rumores dizem que a empresa trabalha hoje na Band 2, que deve chegar ao mercado depois do lançamento do Windows 10, em 29 de julho – é bem improvável que o Moonraker se torne uma opção aos consumidores. [The Verge]