_Cultura

Morre ator mexicano que ficou 44 anos na Vila Sésamo

Ator ficou famoso pelo personagem Luís na "Vila Sésamo" e morreu aos 81 anos por um tipo de câncer no sangue

Emilio Delgado

Imagem: Reprodução/Instagram

O carismático ator Emilio Delgado, que interpretou o personagem Luís no programa infantil “Vila Sésamo” por 44 anos, morreu nesta quinta-feira (10) aos 81 anos. Ele estava em casa e lutava contra um mieloma, um tipo de câncer no sangue, desde dezembro de 2020 quando foi diagnosticado. A informação foi dada pela revista Variety.

A morte foi confirmada pela esposa de Emílio, Carol Delgado, que afirmou ao site norte-americano que o ator trabalhou até o início da pandemia, quando interpretava o papel principal na peça “Quixote Nuevo”, uma produção que passou por três cidades antes de ter as apresentações encerradas por conta das questões sanitárias.

Reconhecido por estrelar o programa “Vila Sésamo”, Emilio Delgado foi pioneiro na televisão infantil, interpretando Luís, o dono da Fix-It Shop na trama, por um total de 44 anos na Vila Sésamo. Ele esteve na atração por mais de quatro décadas, de 1971 a 2015 e é creditado em 428 episódios.

No programa, Delgado frequentemente conduzia o aprendizado da língua espanhola e aulas de cultura hispânica, e muitas vezes cantava e tocava violão durante os segmentos musicais.

O amado ator mexicano-americano teve um breve hiato do show no final dos anos 80, mas retornou depois de um ano. Ainda atuou em outras produções televisivas como “Hawaii Five-O” e “Lei & Ordem”.

Delgado parou de aparecer regularmente nos episódios de “Vila Sésamo” depois que seu contrato não foi renovado por uma reformulação da série em 2016. Ele fez uma última aparição no programa em 2017, no episódio “Having a Ball”, e continuou a representar a série junto com suas co-estrelas de longa data em eventos públicos. 

Delgado também se apresentou em teatro ao vivo ao longo de sua carreira, incluindo algumas produções teatrais da Vila Sésamo, e apareceu em várias convenções ao longo dos anos. 

Em 2019, ele participou do especial “Celebração do 50º aniversário da Vila Sésamo”. Em 2021, foi entrevistado no documentário retrospectivo da “Vila Sésamo”, “Street Gang”, que analisou os primeiros anos do celebrado programa. 

Em entrevistas com os cineastas, Delgado discutiu o impacto que a “Vila Sésamo” teve em sua vida e a importância que o personagem teve em desafiar retratos comuns de homens latinos na televisão. Os últimos trabalhos do ator aconteceram agora no início de 2022, quando fez algumas locuções.

Além da esposa, com quem era casado desde 1989, Emílio deixa os filhos Aram, de casamento anterior, e Lauren Delgado, da relação com Carolina.

Vila Sésamo fez história

Vale destacar que “Vila Sésamo” foi o programa infantil com maior duração da história, classificado em 27º na lista dos 50 maiores programas de TV de todos os tempos. A atração recebeu 189 prêmios Emmy, mais do que qualquer outra série na história. 

O programa utiliza fantoches, animação e ação, ensinando às crianças lições de leitura e aritmética básicas, cores, letras, números ou os dias da semana. O sucesso foi tanto, que fez com que ganhasse várias versões pelo mundo, como no Brasil, onde estreou em 1972.

Sair da versão mobile