Cultura

Morre Jabá, baixista da formação original do Ratos de Porão, aos 60 anos

Músico foi fundador da banda de hardcore em 1981, ao lado de Betinho e Jão, permanecendo até 1992
Popó Moreira/Reprodução

O baixista Jarbas Alves, o Jabá, da formação original da banda Ratos de Porão, morreu na última terça-feira (27). A notícia veio a público pelo guitarrista do grupo, Jão, via Instagram.

“Meu irmão da vida inteira se foi, meu querido Jarbas nos deixou, descanse em paz”, escreveu Jão na legenda de uma foto ao lado de Jabá. A causa da morte não foi revelada.

O baixista tinha 60 anos e foi fundador da banda punk Ratos de Porão em 1981, ao lado de Betinho e Jão, permanecendo até 1992. 

Em setembro, os Ratos de Porão anunciaram uma vaquinha virtual para ajudar Jabá. O baixista estava internado em um hospital devido a problemas hepáticos e em um dos rins, segundo a banda. O perfil oficial da banda também lamentou a morte de Jabá.

Instagram/Reprodução

O velório aconteceu nesta quarta-feira (27) pela manhã em São Paulo.

Ratos de Porão é uma das principais bandas mais importante do hardcore brasileiro. A formação atual da banda, que segue ativa até hoje, inclui, além do guitarrista Jão, o vocalista João Gordo (na banda desde 1985), o baterista Boka (desde 1991) e o baixista Juninho (desde 2023). A discografia da banda conta com 15 álbuns de músicas inéditas, entre eles “Brasil”, de 1989, e “Anarkophobia”, de 1991.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas