Morre Luiz Fernando Gomes Soares, professor e criador da plataforma de TVs digitais Ginga

Criador da plataforma Ginga, Luiz Fernando Gomes Soares morreu aos 63 anos.

Morreu ontem (8) o professor Luiz Fernando Gomes Soares (61), professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, e que foi o criador da linguagem NCL e do Ginga, aquele sistema de interatividade que seria usado em TVs digitais no Brasil.

O Ginga é uma plataforma para TVs interativas que foi adotado pelo Governo Federal para fazer parte das TVs digitais vendidas no país. A plataforma ganhou a Recomendação ITU-T H.761, e foi a primeira tecnologia brasileira a se tornar um padrão internacional, sendo adotada em diversos países das Américas.

No entanto, a plataforma até agora não pegou como era esperado, algo que o Governo Federal espera começar a mudar com a distribuição de conversores de TV Digital a famílias beneficiárias do Bolsa Família para ajudar a acelerar a transição da TV analógica para a digital.

Além do Ginga, Luiz Fernando também publicou muitos artigos acadêmicos e orientou diversos alunos de Mestrado e Doutorado, além de fazer parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil e de outros grupos de pesquisa relacionados às comunicações no país. [O Globo]

Foto via Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas