Morre o lendário co-criador de Wolverine; saiba mais de John Romita Sr.

Diretor de arte da Marvel por mais de 20 anos, Romita Sr co-criou personagens como Wolverine e Mary Jane Watson, de "Homem-Aranha"
Morre o lendário co-criador de Wolverine; saiba mais de John Romita Sr.
Imagem: Reprodução/Twitter

John Romita Sr., artista da Marvel Comics, morreu na última terça-feira (13), aos 93 anos. Ele co-criou personagens como Wolverine e Mary Jane Watson, de “Homem-Aranha”. Seu filho, John Romita Jr., confirmou a informação em um post no Twitter na noite de ontem.

“Digo isso com o coração pesado. Meu pai faleceu pacificamente enquanto dormia. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. Por favor, mantenha seus pensamentos e condolências aqui em respeito à minha família. Ele foi o maior homem que já conheci”, escreveu Romita Jr.

Romita Sr. e “Homem-Aranha”

Romita Sr. nasceu no Brooklyn, em 24 de janeiro de 1930. Ele se formou na Escola de Arte Industrial de Manhattan, em 1947, e já trabalhava com quadrinhos aos 19 anos, tendo seus trabalhos publicados na revista Famous Funnies da Eastern Color.

O artista trabalhou na Timely Comics, que mais tarde se tornaria a Marvel Comics, na década de 1940. Além disso, ele também contribuiu com a DC Comics nos anos 1950 e 1960. Em 1966, começou a trabalhar ao lado do editor-chefe da Marvel, Stan Lee, em “O Espetacular Homem-Aranha”.

Na época, o super-herói mascarado ultrapassou o “Quarteto Fantástico” como o mais vendido da Marvel, tornando-se o rosto da empresa. Romita apresentou o interesse amoroso de Peter Parker, Mary Jane Watson, bem como o “Rei do Crime” Wilson Fisk. Porém, brigas com Lee acabaram com seu tempo na série após cinco anos.

Outros de seus personagens em “Homem-Aranha” são o Abutre, Cabeça de Martelo, Shocker, o Duende Macabro, Robbie Robertson e o pai de Gwen Stacy, George Stacy.

Diretor de arte da Marvel

Em 1973, Romita se tornou o diretor de arte oficial da Marvel. Ele contribuiu para o design do vilão Wolverine, de Luke Cage e do Justiceiro, por exemplo. Durante suas mais de duas décadas como diretor, Romita Sr. completou a arte de vários quadrinhos. Ele também participou do enredo de “The Night Gwen Stacy Died”, considerado uma das melhores histórias do “Homem-Aranha”.

Romita deixou a Marvel em 1996, ainda desenvolvendo projetos do Homem-Aranha para o estúdio, bem como uma capa do Superman para a DC. Em 2002, foi introduzido no Eisner Awards Hall of Fame, e em 2020, no Inkwell Awards Hall of Fame, que homenageiam artistas de quadrinhos.

John Romita Sr. deixa sua esposa, Virginia, e os filhos, John Romita Jr. e Victor.

Com informações de Variety e The Hollywood Reporter.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas