Morte de Elizabeth resgata “The Crown”, série da Netflix sobre a rainha britânica

Lançada em 2016, série recria trajetória da Rainha Elizabeth 2ª desde seu casamento, em 1947, até o início dos anos 2000
The Crown
Imagem: Divulgação/Netflix

Na última quinta-feira (8), morreu aos 96 anos a Rainha Elizabeth 2ª, monarca que ficou mais tempo à frente do trono britânico. Ela foi coroada em 1953, quando tinha apenas 26 anos, e completou 70 anos de reinado em 2 de junho. É claro que sua história rendeu inúmeras séries e filmes de muito sucesso ao redor do mundo.

A principal delas — pelo menos no quesito aprovação do público — provavelmente é “The Crown”, da Netflix. Baseada em eventos históricos, a série dramatiza a vida da rainha Elizabeth 2ª e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado. A produção conta a trajetória da monarca, desde o seu casamento em 1947 ao início dos anos 2000.

Cada temporada consiste em cerca de uma década de sua vida e aborda a política e a vida pessoal de vários outros personagens históricos que fizeram parte do reinado da rainha — como Philip, duque de Edimburgo, princesa Margaret, príncipe Charles, princesa Diana, entre outros.

Confirmada a morte de Elizabeth 2ª, ganharam os trending topics do Twitter as especulações de fãs da série sobre o futuro de “The Crown”. E para começo de conversa, a produção da 6ª e última temporada da série na Netflix será pausada em respeito a monarca.

No entanto, para pavimentar o caminho de marinheiros de primeira viagem que ficaram interessados sobre a história, preparamos abaixo um guia sobre a série. Senta, que lá vem história.

Sinopses: 

1ª temporada (2016)

“Filha do rei George VI (Jared Harris), a princesa Elizabeth de Iorque (Claire Foy) sempre soube que não teria uma vida comum. Em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial a jovem princesa, então com 20 anos de idade, se casa com Philip Moutbatten (Matt Smith), que havia servido durante a guerra no Pacífico e Mediterrâneo. O casal então tem dois filhos, o príncipe Charles e a princesa Anne. Após a morte do seu pai em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com o primeiro-ministro Wiston Churchill (John Lithgow). Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos, vêm grandes responsabilidades”.

2ª – temporada (2017)

“Quando as Forças Armadas da Inglaterra travam uma guerra ilegal no Egito pela posse do Canal de Suez, a monarquia de Elizabeth II sofre duas renuncias inesperadas dos primeiros-ministros: Anthony Eden (Jeremy Northam) se afasta do cargo por motivos de saúde fazendo Harold Macmillan (Anton Lesser) assumir como o terceiro primeiro-ministro da Rainha. Porém, ele também renuncia a liderança em 1963, quando o escândalo envolvendo seu Secretário de Estado da Guerra vem à tona. Além disso, Elizabeth tem que encarar supostos rumores de um caso extraconjugal de Philip com uma bailarina russa, enquanto o marido faz uma demorada turnê pelo mundo visitando lugares um pouco e tanto inusitados”.

3ª temporada (2019)

“Durante o final da década de 1960 e início da década de 1970, a rainha Elizabeth II (Olivia Colman) e o príncipe Philip (Tobias Menzies) passam a compreender que um casamento estável é necessário para a preservação da Coroa. Baseando-se nisso, o príncipe Charles conhece Camilla Shand (Emerald Fennell), mas o relacionamento deles é impedido pela família real; a princesa Anne se casa com Mark Phillips (Geoffrey Breton) e a princesa Margaret (Helena Bonham-Carter) lida com a difícil relação entre ela e seu marido Anthony Armstrong-Jones (Ben Daniels). Harold Wilson (Jason Watkins) se torna o primeiro-ministro durante um período de eclosão de movimentos anti-monarquistas, onde os mineiros do Reino Unido motivados pelos conflitos com o pagamento oferecido pelo governo, realizam uma greve fazendo o país entrar em estado de calamidade”.

4ª temporada (2020)

“No final da década de 1970, a rainha Elizabeth (Olivia Colman) e sua família estão preocupadas em proteger a linha de sucessão e precisam encontrar uma noiva adequada para o príncipe Charles (Josh O’Connor), que ainda está solteiro aos 30 anos. No âmbito político, a nação começa a sentir o impacto das políticas polêmicas da primeira mulher à frente do Parlamento, a primeira-ministra Margaret Thatcher (Gillian Anderson), aumentando a tensão entre ela e a rainha, já que Thatcher direciona o país para a Guerra das Malvinas. O romance de Charles com a jovem Lady Diana Spencer (Emma Corrin) é o conto de fadas que o povo britânico tanto precisa, mas no palácio, a família real está cada vez mais dividida”.

Elenco

Como a série retrata diferentes momentos da vida e reinado da Rainha Elizabeth 2ª, os atores da produção mudam conforme “The Crown” avança no tempo. Confira os principais nomes abaixo:

  • Claire Foy (temporadas 1–2, destaque na temporada 4), Olivia Colman (temporadas 3–4) e Imelda Staunton (temporada 5–6) como Rainha Elizabeth II
  • Matt Smith (temporadas 1–2), Tobias Menzies (temporadas 3–4) e Jonathan Pryce (temporada 5–6) como Príncipe Philip, Duque de Edimburgo
  • Vanessa Kirby (temporadas 1–2), Helena Bonham Carter (temporadas 3–4) e Lesley Manville (temporada 5–6) como Princesa Margaret, Condessa de Snowdon
  • Eileen Atkins como Rainha Mary (temporada 1)
  • Jeremy Northam como Anthony Eden (temporadas 1–2)
  • Victoria Hamilton (temporadas 1–2), Marion Bailey (temporadas 3–4) e Marcia Warren (temporadas 5–6) como Rainha Elizabeth, a Rainha-Mãe
  • Ben Miles como Capitão Peter Townsend (temporada 1, destaque: temporada 2)
  • Greg Wise (temporadas 1–2) e Charles Dance (temporada 3, destaque: temporada 4) como Louis Mountbatten, 1.º Conde Mountbatten da Birmânia
  • Jared Harris como Rei George VI (temporada 1, destaque: temporada 2)
  • John Lithgow como Winston Churchill (temporada 1, destaque: temporadas 2–3)
  • Alex Jennings (temporadas 1–2) e Derek Jacobi (destaque: temporada 3) como Príncipe Edward, Duque de Windsor
  • Lia Williams (temporadas 1–2) e Geraldine Chaplin (temporada 3) como Wallis, Duquesa de Windsor
  • Anton Lesser como Harold Macmillan (temporada 2)
  • Matthew Goode (temporada 2) e Ben Daniels (temporada 3) como Antony Armstrong-Jones, Conde de Snowdon
  • Jason Watkins como Harold Wilson (temporada 3)
  • Erin Doherty (temporadas 3–4) e Claudia Harrison (temporadas 5–6) como Anne, Princesa Real
  • Josh O’Connor (temporadas 3–4) e Dominic West (temporadas 5–6) como Charles, Príncipe de Gales
  • Emerald Fennell (temporadas 3–4) e Olivia Williams (temporadas 5–6) como Camilla Parker Bowles
  • Gillian Anderson como Margaret Thatcher (temporada 4)
  • Emma Corrin (temporada 4) e Elizabeth Debicki (temporada 5) como Diana, Princesa de Gales
  • Stephen Boxer como Denis Thatcher (temporada 4)
  • Jonny Lee Miller como John Major (temporada 5)
  • Tom Byrne (temporada 4) e James Murray como Príncipe Andrew, Duque de Iorque (temporada 5–6)

Produção

Em novembro de 2014, foi anunciado que a Netflix adaptaria a peça de teatro de 2013, “The Audience”. Peter Morgan, que escreveu o filme de 2006 “A Rainha”, é o principal roteirista de “The Crown”. A série foi destinada a abranger 60 episódios ao longo de seis temporadas.

Em janeiro de 2020, Morgan anunciou que a série havia sido renovada para uma quinta e última temporada. No entanto, em julho de 2020, a Netflix anunciou que a série receberia uma sexta temporada — conforme planejado originalmente. As duas temporadas finais ainda cobririam até o início do século 21.

Críticas e Prêmios

“The Crown” foi elogiada e aclamada pela crítica especializada, sendo descrita pelo The Telegraph como “a melhor série da TV” e recebeu uma classificação de 5/5, embora alguns críticos, como no The Times, levantassem preocupações de que alguns dos episódios são baseados em premissas falsas.

O site Rotten Tomatoes nota entre 88% e 95% de aprovação entre a primeira e quarta temporadas. Tamanho sucesso fez a produção ganhar 7 Emmys em 2021, além do Globo de Ouro, Critics’ Choice Television Awards e muitos outros.

As quatro temporadas estão disponíveis na Netflix. Os novos episódios de “The Crown” chegam ao catálogo do streaming em novembro de 2022.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas