No final de janeiro, a Motorola enviou o Lollipop para “um número limitado de usuários” do Moto G (1ª e 2ª gerações) no Brasil. Agora, todos os donos do aparelho podem baixar a atualização! Bem… quase todos.

O Lollipop está sendo distribuído a todos os usuários do Moto G (2013) e Moto G (2014) que rodam software de varejo. Se o seu aparelho roda versão de operadora, você terá que esperar até que Oi/TIM/Vivo/Claro testem e liberem a atualização – a Motorola não pode fazer nada.

Como saber se seu Moto G está rodando a versão “retail”? É simples: basta ir em Configurações > Sobre o telefone e ver o campo “Versão do Sistema”. Se você tem um Moto G (2013), confira se está escrito algum desses termos:

Blur_Version.*.*.*.falcon_umts.Retail.en.BR
Blur_Version.*.*.*.falcon_umtsds.Retail.en.BR
Blur_Version.*.*.*.falcon_umts.Brasil.en.BR
Blur_Version.*.*.*.falcon_umtsds.Brasil.en.BR

No caso do Moto G (2014), procure por:

Blur_Version.*.*.*.titan_retbr_ds.retbr.en.BR
Blur_Version.*.*.*.titan_retbr_dstv.retbr.en.BR

Para atualizar, vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema e toque em “Verificar atualizações”. Se ela ainda não chegou, calma: a Motorola avisa que “o processo será feito em fases”.

Se você estiver rodando uma versão de operadora, é possível migrar para a retail seguindo este tutorial (para o Moto G 2013) ou este tutorial (para o Moto G 2014).

E quais as novidades? Basicamente, tudo o que veio com o Android 5.0: notificações na tela de bloqueio; modo convidado para ninguém fuçar os seus apps; modo de economia de bateria; o belo Material Design por todos os cantos; entre outros.

O Moto X (2014) já está recebendo o Lollipop. Ainda faltam o Moto X (2013), Moto E, Moto Maxx e Moto G 4G de primeira geração – o novo Moto G 4G já roda Android 5.0. Quanto às outras fabricantes, confira este link.

Imagem via PhoneDog/YouTube