Mounjaro, um medicamento inicialmente aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2, tem ganhado destaque entre famosos e figuras públicas como uma solução para perda de peso.
Com o princípio ativo tirzepatida, o Mounjaro atua sobre hormônios do sistema digestivo, promovendo a saciedade e ajudando no controle glicêmico.
Recentemente, o remédio tem sido associado a várias personalidades que buscaram emagrecer. A influenciadora Jojo Todynho, por exemplo, falou abertamente sobre o uso do Ozempic, um medicamento similar, em seu processo de emagrecimento para uma cirurgia bariátrica.
Outro caso é o do jornalista Luiz Bacci, que compartilhou ter perdido quase 15 quilos em um mês com a ajuda do Mounjaro.
A discussão sobre o uso desses medicamentos por famosos tem gerado polêmica, especialmente nas redes sociais. Enquanto alguns admitem abertamente o uso, outros negam ou evitam o assunto.
Veja famosos que perderam peso com o Mounjaro e Ozempic
Oprah Winfrey
A apresentadora Oprah Winfrey, conhecida pelo seu trabalho com o Vigilantes do Peso, revelou que usa medicamentos para perder peso como uma “ferramenta de manutenção”.
“A obesidade é uma doença. Não se trata de força de vontade, trata-se do cérebro”, disse em entrevista à revista People.
A norte-americana não revelou exatamente qual o medicamento que tem usado, mas ela já elogiou Wegovy, Ozempic e Mounjaro. Oprah estará no Brasil no próximo dia 10/4 para a primeira edição do evento “Legends In Town”, em São Paulo.
Whoopi Goldberg
A atriz Whoopi Goldberg, conhecida pelo filme “Mudança de Hábito”, revelou que tem feito o uso de Mounjaro para perder peso. Ela decidiu tomar o medicamento após chegar a pesar em torno de 135 kg enquanto filmava o longa “Till – A Busca por Justiça”.
“Eu sempre me senti como eu mesma, mas quando me olhei de verdade, pensei: ‘Nossa, tem muito de mim'”, conta.
Amy Schumer
A comediante Amy Schumer, que chamou atenção da mídia ao aparecer visivelmente mais magra, revelou ter usado Ozempic para perder peso.
Apesar disso, Schumer revelou que deixou de usar o medicamento por causa dos pesados efeitos colaterais.
“Há um ano eu tentei usar. E me tornei uma daquelas pessoas que estavam tão enjoadas que não conseguia nem brincar com meu próprio filho. Estava tão magra, que ele jogava uma bola pra mim e eu não pegava”, compartilhou.
Charles Barkley
O ex-astro da NBA disse à CNN dos EUA que perdeu 65 quilos enquanto tomava Mounjaro. Mas agora que parou há cerca de quatro meses, ganhou 5,5 quilos.
“Existem tantas maneiras diferentes de perder peso”, disse ele. “Não existe um tamanho de sapato que sirva para todos. Mas ganhei 45 quilos… e um amigo meu disse: ‘Ei, cara, quero que você vá a esse médico’, porque não consigo comer menos e malhar o suficiente para perder 100 quilos.”
“E ele disse: experimente esta droga e comecei a tomar Mounjaro. E perdi 65 quilos. Comecei minha jornada com 161 quilos… estou com 129”, disse.
Mounjaro ou Ozempic, qual é melhor?
Ozempic e Mounjaro são ambos medicamentos que imitam o GLP-1, mas têm diferentes ingredientes ativos, doses e mecanismos de ação. A Novo Nordisk fabrica o Ozempic e o Mounjaro é fabricado pelo laboratório Eli Lilly and Company.
Mounjaro normalmente deve ser usado em uma caneta injetora descartável. Embora Ozempic também use canetas injetoras, cada caneta pode conter mais de uma dose por caneta.
Mounjaro e Ozempic imitam o hormônio GLP-1. Mas, de acordo com Eli Lilly, Mounjaro é o primeiro e único medicamento aprovado que ativa o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose – também conhecido como polipeptídeo inibitório gástrico – e os receptores de GLP-1 no corpo.
Isso faz, segundo a fabricante, que o medicamento seja mais eficiente tanto no controle da diabetes tipo 2, quanto na perda de peso.
É importante destacar que remédios como o Ozempic ou Mounjaro devem ser usados somente quando indicado pelo médico. Além disso, como qualquer outro medicamento, ele também pode provocar efeitos colaterais.