Ciência

Mpox pode virar uma pandemia? Veja opinião de especialistas

Neste ano, mais de 500 mortes no Congo foram atribuídas à variante 1b da mpox, resultando no alerta de emergência da OMS, do último dia 14.
Imagem: CNM/Reprodução

Apesar de declarar a disseminação da mpox como uma emergência de saúde pública de interesse internacional, a OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que o vírus não vai causar uma pandemia como a de Covid.

whatsapp invite banner

Segundo especialistas da OMS, ao contrário da Covid-19, a mpox não é um vírus desconhecido, indicando já haver formas de controlar uma possível pandemia, embora sejam necessárias mais pesquisas sobre variante 1b.

Aliás, a cepa 1b foi o motivo pelo qual a OMS declarou a mpox como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Neste ano, mais de 500 mortes no Congo foram atribuídas à variante 1b, resultando no alerta de emergência da OMS, do último dia 14.

No entanto, de acordo com Hans Kluge, diretor da OMS na Europa, é possível controlar a disseminação do vírus.

Em 2022, a OMS declarou um surto de mpox na Europa, causado pela variante 2b, como emergência de saúde pública de interesse internacional. Esse alerta foi suspenso em maio de 2023.

Especialistas descartam pandemia e afirmam que o foco é conter a mpox na África

A variante 2b é menos severa e afeta menos populações que a 1b, que se espalha rapidamente na África. Contudo, Kluge enfatiza que não teremos uma pandemia de mpox.

“A Mpox não é a nova Covid. Sabemos não apenas como controlar o vírus, mas também, no caso da Europa, quais os passos necessários para eliminar a transmissão”, disse o diretor da OMS em coletiva na última terça-feira (20).

Além disso, Kluge afirmou que o risco de pandemia à população geral da Europa, por exemplo, é pequeno, embora a Suécia tenha confirmado um caso positivo da nova variante da mpox. Segundo informações, esse caso ocorreu em uma pessoa que viajou para a África recentemente.

Mesmo assim, especialistas descartam a possibilidade de uma pandemia do vírus da mpox, priorizando ações para conter o vírus na África.

Por outro lado, Debora MacKenzie, jornalista de ciência e autora de livros sobre a Covid-19, afirma que ainda não aprendemos a maior lição da pandemia.

“Quanto maior o número de casos, mais chances o vírus da mpox tem de se adaptar e isso pode, sim, causar uma pandemia. Uma doença em qualquer lugar pode ser uma ameaça a todos os lugares”, diz MacKenzie.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas