Uma mulher está processando antecipadamente a NASA para manter seu frasco de areia lunar

A questão sobre quem é o dono da Lua está no centro de uma batalha judicial registrada contra a NASA por uma mulher que quer manter um frasco lunar que foi dado a ela pelo astronauta Neil Armstrong. • A NASA selecionou dois projetos para missões futuras na década de 2020 • NASA atrasa de […]

A questão sobre quem é o dono da Lua está no centro de uma batalha judicial registrada contra a NASA por uma mulher que quer manter um frasco lunar que foi dado a ela pelo astronauta Neil Armstrong.

whatsapp invite banner

A NASA selecionou dois projetos para missões futuras na década de 2020
NASA atrasa de novo a missão do tão esperado telescópio James Webb

Laura Murray Cicco entrou com um processo proativamente contra a agência espacial na última semana — a NASA ainda não a procurou para pegar o frasco, mas a agência já tentou no passado obter itens da Lua trazidos à Terra. A mãe de Cicco “deu a ela o frasco de vidro com uma tampa de borracha cheia de pó cinza claro” quando ela tinha dez anos, segundo o documento registrado na corte, mas ela não havia visto o item “por décadas”, até cinco anos atrás, quando foi verificar os pertences de seus pais.

Neil Armstrong era supostamente amigo do pai de Cicco, Tom Murray, que foi da Força Aérea dos Estados Unidos. Ambos foram membros do Quiet Birdmen, um clube secreto para aviadores. Armstrong deu o frasco para Cicco na década de 1970, e o recipiente também continha um bilhete na parte de trás de um cartão de visita um dos negócios do pai que dizia: “Para Laura Ann Murray — desejo sorte — Neil Armstong Apollo 11”.

Foto por Christopher M. McHugh

A autenticidade do bilhete e da poeira lunar já foi testada por especialistas. Um conhecedor de caligrafia confirmou que a letra é de Armstrong, segundo o advogado de Cicco, Christopher McHugh. Já a questão da areia não é tão fundamentada — um especialista concluiu que a areia lunar do frasco de Cicco “pode ter sido originada” da superfície lunar, segundo documentos registrados na Justiça, como noticia o Washington Post, embora um outro teste tenha constatado que a composição da amostra de poeira lunar seja parecida com a “encontrada na crosta média da Terra”.

No entanto, o diagnóstico inconclusivo não necessariamente descarta a potencial autenticidade do material presente no frasco de Cicco. O especialista disse em seu relatório que a poeira da Terra poderia ter sido misturada com a da Lua, segundo documentos da corte. “A essa altura, seria difícil descartar a origem lunar”, escreveu o especialista.

“Laura recebeu isso legitimamente de Neil Armstong, então é dela, e nós só queremos estabelecer isso legalmente”, disse McHug ao Washington Post.

Embora a ação proativa contra a agência possa parecer paranóica por um pequeno frasco de poeira lunar, não é. “Amostras lunares são de propriedade do Governo dos Estados Unidos, e a política da NASA é de que materiais lunares só poderão ser usados para fins autorizados”, segundo o Lunar Allocations Handbook. “É então essencial que rigorosos procedimentos sejam seguidos por pessoas que tenham acesso a esses materiais.”

De fato, cientistas pesquisando os perigos da poeira lunar não conseguiram nem ter acesso a materiais reais em seus experimentos, em vez disso usando um material que simula a poeira lunar em um estudo publicado no mês passado. Bruce Demple, professor da Escola de Medicina da Universidade Stony Brook e um dos autores do estudo, disse ao Gizmodo que espera que suas conclusões — que o pó que simula a poeira lunar representa um risco para a saúde — convençam a NASA a dar a ele poeira lunar obtida durante as missões Apollo.

Para Cicco, o processo dela está em andamento, e seu frasco com poeira lunar está mantido em um local seguro, segundo o Post.

Nós entramos em contato com a NASA para comentar sobre o processo e se a agência tem planos de apreender o frasco com material lunar de Cicco. No entanto, eles não responderam.

Imagem do topo por Christopher M. McHugh

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas