Este maldito telescópio vai ser lançado algum dia?

A NASA anunciou que, mais uma vez, irá adiar a data de lançamento do tão esperado telescópio espacial James Webb. Alguns meses atrás, a NASA anunciara em um comunicado de imprensa que iria adiar o lançamento do fim de 2018 para o começo de 2019. Agora, a previsão mais próxima é maio de 2020.

• Em vez de bombardear um asteroide a caminho da Terra, poderíamos só jogar tinta nele
• O DNA do astronauta Scott Kelly não “mudou no espaço” do jeito que você imagina

O administrador da agência, Robert Lightfoot, confirmou que o equipamento em si já foi construído, mas que existem novos problemas com o elemento de espaçonave, o que fará a equipe levar mais tempo. Basicamente, as partes estão todas funcionando individualmente, mas o sistema integrado ao todo precisa de mais testes.

Conceito do telescópio no espaço feito por um artista (Ilustração: NASA)

A NASA vai montar uma comissão de revisão independente para observar o projeto e fazer recomendações adicionais para ajudar a agência a completá-lo a tempo. O comunicado de imprensa também afirma que uma vez que a NASA e a Agência Espacial Europeia concordem quanto a uma data de lançamento, elas conseguirão estimar um preço final, que pode exceder o orçamento de US$ 8 bilhões da fase final.

Obviamente, os cientistas querem que o telescópio funcione quando ele for para o espaço. Ele realizará trabalhos científicos ambiciosos, incluindo observar as galáxias mais antigas e compará-las com as mais novas, ver como as estrelas se formam em pontos que o Hubble não consegue ver e até mesmo estudar exoplanetas. Ainda assim, o atraso não deve ser bom para aqueles esperando defender o potencial sucessor para o James Webb, WFIRST, que seria descartado pelo orçamento proposto por Trump para 2019.

Está claro que mais de uma década de contratempos atormentaram o escopo. Esperamos que a NASA consiga finalizar seus testes, e consiga se organizar, sem mais nenhum atraso.

[NASA]

Imagem do topo: NASA/Flickr