Música de brasileira vira hit na Ucrânia durante guerra – e não é da Anitta
Você, brasileiro, pode nunca ter ouvido “Automotivo Bibi Fogosa”, mas é provável que um ucraniano já. A cantora curitibana de funk Bibi Babydoll virou sucesso na Ucrânia com sua música, que alcançou o topo do top 50 do Spotify no país, com 10 milhões de audições.
Além disso, ela chegou ao 4º lugar na plataforma na Bielorrússia e no Cazaquistão. Também conseguiu o topo do ranking global das faixas virais do streaming, ultrapassando a cantora irlandesa Sinéad O’Connor, que morreu na última quarta-feira (26), por exemplo.
Bibi Babydoll, de 24 anos, se chama Beatriz. Ela ganhou reconhecimento em 2021, com seu single “Pirigótika”. No Spotify, a cantora tem cerca de 2 milhões de ouvintes mensais. Outros de seus trabalhos são as músicas “OnlyFans”, “Automotivo da Barbie” e “Click”.
Bibi Babydoll e o Brazilian Phonk
O estilo musical de Bibi não é apenas funk, é o Brazilian Phonk. Sucesso no TikTok – e no leste europeu -, o gênero é um “funk automotivo” que se aproxima da música eletrônica e do phonk, subgênero do rap norte-americano, de acordo com o Estadão.
“O phonk é um estilo novo, mas com timbres que o funk usa muito, principalmente o mandelão. O beat muda um pouco, é mais contínuo, com um lado eletrônico que combina com baile, balada, com o TikTok. Ele é fácil de fazer passinho de dança em cima e chega num público jovem e jovem adulto, tanto para ouvir jogando, quanto para ir para a balada”, explicou Bibi ao Splash Uol.
Ouça “Automotivo Bibi Fogosa” abaixo: