Houve uma época em que o Flickr era a materialização do paraíso para fotógrafos e entusiastas da fotografia. Uma enorme comunidade participativa em torno de um site que valorizava as imagens acima de tudo. Porém, em algum momento o site pulou o tubarão e nunca mais foi o mesmo, recebendo críticas até mesmo dos próprios empregados. Hoje em dia, mesmo quem ainda usa o site regularmente costuma reclamar de algumas coisas e provavelmente desejaria que houvesse um site melhor para as suas fotos. Esse site pode ter chegado, com o nome de 500px.

O 500px quase não tem espaço para um design chamativo, porque engrandece ao máximo possível as fotos dos usuários. Mesmo em telas de listagem, até as miniaturas são maiores do que você está acostumado, ao menos em algumas páginas. Há discussões nas imagens, galerias de fotos selecionadas pelos curadores do site e, claro, uma assinatura paga chamada Awesome, equivalente às contas Pro do Flickr, com tudo ilimitado, fotos ainda maiores, portifólios automaticamente criados e formatados para web e iPad e Google Analytics – por US$ 50 anuais, o que é o dobro do que o Flickr cobra.

Em resumo, parece ser uma nova casa bastante estilosa para as suas fotos, se você for fotógrafo e estiver topando uma mudança de ares. Se ele conseguir que botões do tipo “exportar para 500 px” sejam tão comuns como são hoje para o Flickr, parece ter uma boa chance.  [500px]