Cultura

Na Polônia, “Coração do Jardim” é coroada a árvore mais bonita de 2024

Árvore tem 22 metros de altura e se destaca no parque Klepacza, na Universidade de Tecnologia. Por isso, tem o apelido de "Coração do Jardim"
Imagem: Marcin Kopij/Reprodução

Desde 2011, o concurso “Árvore Europeia do Ano” elege a árvore mais bonita da região, com a participação de cerca de 16 países. Neste ano, a árvore vencedora desse título inusitado é o Carvalho Fabrykant, localizado na cidade de Łódź, na Polônia.

O Carvalho Fabrykant, declarado monumento natural polonês desde 1990, tem idade estimada entre 150 e 200 anos. Uma das coisas que mais chamam atenção é seu galho em forma de S com mais de 20 metros de comprimento, formando uma curva elegante.

Além disso, ele tem 22 metros de altura e se destaca no parque Klepacza, na Universidade de Tecnologia da cidade. Por isso, ele recebeu o apelido de “Coração do Jardim”.

Acredita-se que tenha sido plantado na virada dos séculos 18 e 19, quando a região era de propriedade da família von Prittwitz. Ela é a terceira árvore polonesa consecutiva a vencer o concurso europeu.

O professor Jan Siciński, da Universidade de Łódź, o chama de “rei dos carvalhos de Łódź”. Sua singularidade e beleza cativaram os votantes, com mais de 45 mil votos populares a seu favor.

“Esta árvore gigante é um símbolo de resiliência na cidade, tendo resistido a desafios desde o saque do parque em busca de lenha no pós-guerra na década de 1940 até dezenas de tempestades mortais. A árvore é celebrada e amada pelos habitantes locais por sua beleza e história, e muitas vezes a peça central para piqueniques e festas na árvore”, diz a página do prêmio.

Na edição, outras reconhecidas, além da árvore da Polônia:

A Faia Chorosa de Bayeux, França (2º lugar)

A Faia de Bayeux é um raro monumento natural francês, tornando-se tão famosa quanto a Tapeçaria de Bayeux na Normandia. Imagem: Francois Trinel/Reprodução

Oliveira milenar de Luras, Itália, (3º lugar)

Situada na pequena localidade de Luras, na Sardenha, esta árvore centenária é considerada um dos mais antigos exemplares de oliveira selvagem da ilha. Imagem: Valerio Atzori Corpo forestale Sardegna/Reprodução

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas