Na semana do Oscar, novo recurso do TikTok ajuda usuários cinéfilos
Na semana do Oscar 2023, um recurso do TikTok lançado em janeiro, em parceria com o site IMDb, permite aos usuários marcar filmes ou programas de TV em vídeos. A marcação leva a uma página no aplicativo com informações sobre o título, bem como uma coleção de vídeos do tema no TikTok.
Segundo o TechCrunch, os criadores da rede social também podem salvar um filme ou programa na guia “Favoritos”. Para utilizar a ferramenta, o usuário deve selecionar “Adicionar link” ao fazer um vídeo e, em seguida, “Filme e TV”. Após a publicação, o título aparece em cima da legenda.
A seleção do IMDb conta com mais de 12 milhões de filmes e séries.
Infelizmente, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido, sem previsão para chegar ao Brasil.
Com a novidade, o TikTok pretende atrair e reunir a comunidade cinéfila na plataforma. Segundo a diretora de parcerias estratégicas da ByteDance — controladora do app –, Grace Li, hashtags como #FilmTok, #MovieTok e #TVTok já atingem mais de 25 bilhões de visualizações.
Além disso, o IMDb do TikTok também deve ajudar estúdios, produtoras e streamings a divulgar suas obras. Atualmente, algumas empresas, como Netflix, Warner Bros e Paramount+ já utilizam a rede social para este fim.
“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas ao TikTok como a mais recente grande empresa a confiar nos dados do IMDb para fornecer novas experiências para seus clientes”, disse a diretora de operações do IMDb, Nikki Santoro. “Essa colaboração inovadora permite que os criadores do TikTok mostrem e compartilhem os filmes e programas que amam, ampliando ainda mais a missão do IMDb de ajudar os clientes a descobrir e decidir o que assistir e ouvir, onde quer que estejam.”