Não é só no Chile: buraco gigante nos EUA quase engole delegacia
Enquanto autoridades do Chile alinham os detalhes finais para tapar o buraco gigante que surgiu no Deserto do Atacama, engenheiros dos Estados Unidos finalmente solucionaram o problema com um sumidouro que se formou há seis meses em uma cidade com cerca de dois mil habitantes.
O buracão norte-americano surgiu em junho do ano passado, na pequena cidade de Hinton, localizada no estado da Virgínia Ocidental. O problema começou com um pequeno buraco se formando em um estacionamento próximo ao departamento de polícia local.
Inicialmente, a cratera tinha 1,8 metro de largura e cerca de nove metros de profundidade. A formação do sumidouro começou por conta de um sistema de drenagem entupido, construído há mais de 90 anos. No caso, a água entrava no solo e não tinha para onde escoar, o que fazia com que ela fosse acumulando e erodindo a terra e a rocha, até o colapso da fundação do estacionamento.
Engenheiros chegaram a instalar um novo bueiro temporário com cerca de 30 metros de profundidade, porém, com a chegada da temporada de chuvas — assim como a passagem do Furacão Nicole — o problema piorou. O buraco começou a crescer significativamente, invadindo uma faixa da estrada e avançando na direção da delegacia, quase engolindo o prédio, como visto no vídeo abaixo:
Diante do problema, o tráfego de veículos precisou ser redirecionado na região, e as escolas locais suspenderam em novembro as aulas presenciais, com os estudantes migrando para o formato remoto. Ainda em novembro, uma ponte temporária foi instalada de forma emergencial ao lado do buraco, para que os veículos pudessem trafegar em segurança.
Enquanto isso, a cidade abriu uma licitação para contratação de uma empresa para tapar o buraco, com um orçamento estimado em US$ 5 milhões. O plano envolveu instalar um novo sistema de drenagem e encher o sumidouro com cerca de 2.500 metros cúbicos de cascalho e pedra – material suficiente para encher uma piscina olímpica.
De acordo com o noticiário local 59 News, o trabalho de preenchimento foi concluído no último dia 9 de janeiro, com o nivelamento do sumidouro ficando para ser feito a partir de março.
Já no caso do buraco gigante no Chile – com cerca de 200 metros de profundidade –, a mineradora Ojos de Salgado traçou um plano que deverá ser executado ao longo deste ano. A ideia é proteger suas paredes, enchê-lo com água e colocar uma espécie de “tampa” por cima.