Não é só sal: açúcar em excesso pode causar pedra nos rins, diz estudo
Um novo estudo jogou luz sobre o impacto da alimentação no desenvolvimento das pedras nos rins. De acordo com o artigo publicado na revista Frontiers in Nutrition, o consumo de alimentos açucarados é um fator de risco para o desenvolvimento de cálculos renais.
Estima-se que no Brasil, por exemplo, cerca de 15% da população possa ser acometida pelo cálculo renal e que cerca de 1,5 milhão de brasileiros apresentam algum tipo de disfunção renal.
Para fazer o novo estudo, os pesquisadores analisaram dados epidemiológicos de 28.303 mulheres e homens adultos, coletados entre 2007 e 2018 na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES, na sigla em inglês).
Os participantes relataram se tinham histórico de cálculos renais. Os pesquisadores estimaram a ingestão diária de açúcares de cada participante a partir de sua recordação de seu consumo mais recente de alimentos e bebidas.
Foram feitas duas entrevistas para garantir a qualidade dos dados. Na primeira delas, os pesquisadores fizeram o questionário pessoalmente e, na segunda, fizeram uma entrevista por telefone entre três e 10 dias depois.
Por exemplo, os autores do estudo questionaram os participantes se eles haviam ingerido xaropes, mel, frutose ou açúcar puro nas últimas 24 horas.
“O nosso é o primeiro estudo a relatar uma associação entre o consumo de açúcar adicionado e pedras nos rins”, disse ao News Wise Shan Yin, pesquisador do Hospital do North Sichuan Medical College.
Os pesquisadores mostraram que os participantes que a ingestão de açúcares estava entre os 25% mais altos da população tiveram 39% mais chances de desenvolver cálculos renais ao longo do estudo.
“Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, completou Yin.
Além do açúcar: veja alimentos que causam pedras nos rins
Sal
O sódio é importante para o bom funcionamento do organismo. Contudo, as pessoas devem consumir ele com cuidado. Em excesso, torna-se o principal vilão de muitas doenças, incluindo pedra nos rins. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir no máximo 2 gramas de sal por dia.
Alimento com Oxalato
O organismo não consegue absorver o oxalato quando consumido em grandes quantidades. Vários alimentos, como chocolate, frutos do mar, espinafre, beterraba, amendoim e nozes, por exemplo, contêm ele.
Comidas Industrializadas
Alimentos prontos industrializados como fast-foods e comidas congeladas, por exemplo, são ricos em fósforo. O consumo em excesso destes alimentos resulta em sobrecarga renal e aumenta o aparecimento de pedras nos rins.