_Ciência

NASA cria habitat em 3D de Marte e vai colocar humanos dentro por 1 ano

Quatro desconhecidos do mundo real entram no habitat simulado de Marte em junho, quando passarão a ser monitorados pela NASA

NASA cria habitat em 3D de Marte e vai colocar humanos dentro por 1 ano

Areia vermelha, academia, cozinha e até um PlayStation 4: assim é o habitat em 3D de Marte, criado pela NASA, onde quatro voluntários viverão por um ano para experienciar a sobrevivência humana no planeta vermelho a partir de junho

Segundo a agência espacial dos EUA, o local tem 158 metros quadrados, tamanho inferior a uma quadra de vôlei. Por lá, a tripulação vai simular caminhadas espaciais, fazer exercícios e acompanhar como o corpo humano se adaptaria em uma futura missão a Marte

O habitat recebeu o nome de Mars Dune Alpha e fica em um armazém no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, no estado do Texas. Todo o espaço foi criado a partir de uma impressora em 3D com tecnologia em construção. 

O que chama a atenção é que os voluntários ficarão confinados por 12 meses, sem poder sair do local. Eles foram selecionados ainda em 2021 e não são astronautas. 

A agência vai monitorar o grupo e deve cuidar do avanço da saúde física e mental dos participantes. Isso porque não deve ser uma viagem fácil: segundo a NASA, a tripulação precisará passar por testes de isolamento, quebra de equipamentos e ainda lidar com recursos limitados – assim como seria uma verdadeira viagem a Marte. Você toparia? 

Como é o habitat de Marte criado pela NASA 

Pelo menos 70% do local tem solo de areia vermelha em uma imitação da paisagem marciana. É neste espaço que a tripulação realizará caminhadas, por exemplo, como se estivessem pisando sobre a superfície de Marte. 

Caixa de areia vermelha imita o habitat de Marte em experimento da NASA com humanos, no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, Texas, em abril de 2023. Imagem: NASA/Divulgação

Outra parte menor imita o que seria a nave de repouso, com cozinha, lounge, academia, estações de trabalho e mesas de escritório onde os voluntários descansarão e realizarão experimentos.

O lounge chama a atenção: há uma sala de estar com pelo menos televisores, sofás, cadeiras. O armário da sala também foi equipado com jogos de tabuleiro como Monopoly e Catan. Na cozinha, há um microondas, chaleira e pia. 

Lounge de convivência do habitat da NASA que imita a missão em Marte. Imagem:
Vanessa Wyche/Twitter/Reprodução

Uma academia com diversos equipamentos de ginástica também vai funcionar ali porque os voluntários serão obrigados a se exercitar durante todo o confinamento. Além disso, duas esteiras curvas com alças ensinarão o grupo a “caminhar” por Marte. A máquina “imita” a baixa gravidade. 

Igual, mas nem tanto

O habitat de Marte também conta com quatro quartos com camas de solteiro e espaço para armazenamento interno. Os banheiros são como qualquer outro: dois vasos sanitários e um lavabo. 

Banheiro do habitat criado pela NASA para imitar uma missão em Marte. Imagem: NASA/Divulgação

Quartos dos tripulantes da missão da NASA que imitará uma temporada de um ano em Marte. Imagem: NASA/Divulgação

Segundo a NASA, o objetivo é monitorar a higiene pessoal da tripulação durante todo o experimento. Eles também terão acesso a uma máquina de lavar roupas. 

Durante a missão, o grupo poderá cultivar plantas, como tomates e saladas, em uma horta vertical. Isso também faz parte do programa da NASA em Marte: a agência quer avaliar como será a produção de colheitas no planeta vizinho. 

De modo geral, o habitat se parece bastante com uma “casa” normal, exceto pelo fato de que os moradores estarão vivendo sobre uma simulação de viagem a Marte.

Por isso, a NASA fez questão de colocar uma porta que leva a uma câmara de descompressão – um lembrete de que os indivíduos ali dentro estão em um ambiente extraterrestre simulado. 

Por causa da duração da missão, uma sala médica vai atender os voluntários caso se sintam mal ou fiquem feridos. Essa é uma das etapas da missão Crew Health and Performance Exploration Analog. 

Sair da versão mobile