NASA cria o próprio RPG de mesa espacial e libera jogo de graça
A NASA desenvolveu o próprio RPG de mesa e liberou de graça o livro de regras para todo mundo. Chamado “The Lost Universe”, o jogo é compatível com qualquer sistema disponível atualmente em outros RPGs, como “Dungeons & Dragons”, “Ars Magica”, “GURPS” e até “Call of Cthulhu”.
Segundo a agência de exploração espacial, o jogo aceita de quatro a sete pessoas, com personagens entre os níveis sete e 10. A campanha nasceu no Centro de Voos Espaciais Goddard, que abriga a maior organização de cientistas, engenheiros e tecnólogos da NASA, nos EUA.
No site oficial da NASA, é possível fazer o download de “The Lost Universe” de graça, assim como baixar o mapa oficial da cidade de Aldastron, onde se passa a campanha do RPG, no melhor estilo “Senhor dos Anéis”.
Para os interessados na trama, segue a sinopse oficial divulgada pela agência:
“Um mistério sombrio se instalou na cidade de Aldastron, no planeta rebelde de Exlaris. Pesquisadores dedicados ao estudo do cosmos sumiram, e o Telescópio Espacial Hubble desapareceu da linha do tempo da Terra. Somente uma ambiciosa equipe de aventureiros poderá encontrar o que foi perdido. Você está pronto para o desafio?”
O RPG da NASA busca ser não só divertido, como também educativo. Durante a aventura, os jogadores serão convidados enfrentar um “clássico vilão”, enquanto aprendem e utilizam habilidades relacionadas ao espaço nas batalhas.
A agência espacial ainda criou um vídeo promocional para “The Lost Universe”, com alguns cientistas jogando a campanha. Confira logo abaixo:
RPG de mesa é “projeto paralelo” da NASA
O RPG de mesa da NASA é apenas um dos projetos que a agência vem trabalhando nos últimos tempos. Na semana passada, a NASA abriu inscrições para a próxima missão simulada de exploração humana em Marte.
Já no começo de fevereiro, a NASA lançou um satélite que tem o objetivo de monitorar a saúde do planeta Terra por meio da observação de plânctons, aerossóis, nuvens e oceanos. Enquanto isso, o rover Perseverance completou recentemente três anos em Marte, e a agência espacial compartilhou nas redes sociais alguns vídeos e informações sobre a jornada do veículo até agora.