NASA divulga vídeo de como será o futuro pouso em Marte
Paraquedas, airbags e jetpacks foram algumas das ferramentas já utilizadas pela NASA para pousar módulos em Marte. O objetivo de tais instrumentos era permitir uma entrada leve no planeta vermelho, preservando as tecnologias de exploração da agência espacial.
Agora, os cientistas resolveram ousar. A equipe do Jet Propulsion Laboratory (JPL) está trabalhando em um dispositivo que deverá adentrar Marte em queda livre, colidindo diretamente com a superfície.
O novo módulo de pouso foi chamado de SHIELD, sigla em inglês para “Dispositivo de aterrissagem de energia de alto impacto simplificado”. Seu formato é semelhante ao de uma sanfona, mas com estrutura rígida.
Confira o vídeo:
A zona de deformação vista na base do módulo foi desenvolvida para absorver o choque de um pouso forçado, permitindo que o equipamento colocado em seu interior não seja danificado. Durante testes, os cientistas jogaram o dispositivo de uma altura de 27 metros.
A queda durou apenas dois segundos, com o SHIELD atingindo uma velocidade de 177 quilômetros por hora. Foi colocado um celular dentro do protótipo durante os testes, que se manteve intacto.
O módulo deve reduzir o custo dos pousos em Marte e simplificar o processo de entrada dos objetos na atmosfera. Ele poderá ser utilizado em áreas mais traiçoeiras do planeta vermelho, onde os cientistas não gostariam de arriscar seus rovers de bilhões de dólares.
Parte do design do SHIELD é baseado no trabalho feito para a missão Mars Sample Return, que envolve a devolução de amostras da superfície de Marte retiradas pelo rover Perseverance.
Nos próximos anos, uma espaçonave trará essas amostras de volta à Terra dentro de uma pequena cápsula e aterrissará com segurança em alguma região deserta.