NASA faz limpeza na Apollo 16 para comemorar 50 anos da missão

O módulo usado na missão em 1972 está exposto no Centro Espacial e de Foguetes dos EUA e o ex-astronauta Charles Duke deve participar da celebração
Apollo 16
Imagem: James E. Scarborough/Wikimedia Commons/Reprodução

O mês de abril marcará o 50º aniversário da missão Apollo 16, que levou três astronautas à Lua. Para iniciar a festa, nada melhor do que limpar o salão. O módulo de comando, exibido no Centro Espacial e de Foguetes dos EUA, está agora passando por uma faxina pré-celebração organizada pela NASA

A cápsula de 6,5 toneladas e 11 metros de altura costumava passar por limpezas regulares, mas a atividade foi interrompida devido à pandemia de Covid-19.  A nave ficou cerca de três anos sem faxina, o que resultou em um acúmulo de lixo no chão do módulo – dinheiro, lápis e até uma colher foram alguns dos objetos encontrados ali.

A limpeza deve ser delicada para não apagar a história. Jogar baldes de água e sabão pode até parecer uma opção mais fácil, mas colocaria em risco as marcas da missão deixadas pelos astronautas. 

A cápsula está inclinada para que os visitantes possam olhar a escotilha aberta e observar os assentos e centro de controle usado pelos astronautas. Mas este ainda não é o fato mais legal: na janela, é possível ver manchas das digitais deixadas pelos viajantes durante a missão. Ou seja, paninhos de microfibra e aspiradores são mais do que suficientes para o trato. 

Ed Stewart, consultor de limpeza da espaçonave, também está ensinando os funcionários do museu a manter a integridade da cápsula. No passado, os visitantes podiam tocar em sua estrutura, e alguns até levaram para casa pedaços do escudo térmico carbonizado que impedia o módulo de queimar durante sua reentrada na atmosfera.

A cápsula, emprestada pela Smithsonian Institution e exibida na famosa cidade dos foguetes de Huntsville desde 1970, ficará agora presa em uma redoma reforçada, para evitar que visitantes depositem lixo em seu interior. 

Os astronautas envolvidos na Apollo 16, Ken Mattingly, John Young e Charlie Duke, passaram 71 horas explorando a superfície lunar. Mattingly ficou responsável por pilotar Casper, o módulo de comando e serviço, enquanto os dois últimos executaram atividades extraveiculares no satélite natural.

A Apollo 16 foi lançada no dia 16 de abril de 1972. Charlie Duke deve estar presente na cerimônia organizada pela NASA.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas