_Marte

NASA lança com sucesso sonda Perseverance com destino a Marte

Nesta quinta-feira, às 8h50 (horário de Brasília), o foguete Atlas V partiu com a sonda Perseverance em direção a Marte.

Lançamento da sonda Perservarance com destino a Marte. Crédito: NASA/Joel Kowsky

Lançamento da sonda Perservarance com destino a Marte. Crédito: NASA/Joel Kowsky

Nesta quinta-feira, às 8h50 (horário de Brasília), o foguete Atlas V partiu com a sonda Perseverance em direção a Marte.

Este era o momento certo para fazer o lançamento, já que órbita de transferência de Hohmann estava livre, mas por um tempo limitado (as condições não se repetirão por outros 26 meses).

Enviar objetos para Marte é ideal nesse cenário porque essa orientação orbital oferece uma jornada relativamente rápida para o Planeta Vermelho. Foi por isso que as missões Hope, dos Emirados Árabes Unidos, e a sonda Tianwen-1, da China, também foram lançadas recentemente.

A sonda Perseverance, da NASA, partiu do Centro Espacial Kennedy em um foguete Atlas V. O objetivo principal desta missão, batizada de Marte 2020, é buscar por sinais de vida passada no Planeta Vermelho. Isso será feito dentro da cratera Jezero, um local que já abrigou a foz de um rio e um lago.

Durante sua missão de quase dois anos, Perseverance analisará a geologia e o clima do planeta, estudará rochas e sedimentos, e conduzirá um experimento no qual tentará produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono atmosférico (muito útil se você for um colonizador marciano!).

Perseverance também coletará pedras e amostras de solo, as colocará em pequenos recipientes e as jogará na superfície para uma futura missão de coleta e transporte para a Terra. Ainda hoje foi anunciado que a Airbus construirá a nave espacial responsável pela entrega desta carga à Terra, em uma missão que deverá ser lançada em 2026.

O rover tem um companheiro de viagem na forma de um pequeno helicóptero chamado Ingenuity. Caso funcione, esta aeronave de rotor será a primeira feita pelo homem a conseguir um vôo controlado em outro planeta. O helicóptero pode voar de forma autônoma, mas não vai muito além disso. Por outro lado, o seu sucesso provavelmente levará a projetos mais ambiciosos.

A sonda e o helicóptero estão programados para chegar a Marte em 7 de fevereiro de 2021, após uma viagem de sete meses até o Planeta Vermelho. Se tudo der certo, ela se juntará a antecessores como Sojourner, Spirit, Opportunity e Curiosity, esta última que ainda está em operação.

Sair da versão mobile