Desenvolvido para levar os astronautas do programa Artemis à Lua, o foguete lunar SLS (Sistema de Lançamento Espacial) pode ser cancelado pela NASA. De acordo com o jornalista norte-americano Eric Berger, fontes próximas ao assunto afirmaram haver “50% de chance” do cancelamento do foguete por parte da agência espacial.
Em uma publicação no X/Twitter, Berger revelou que “a NASA está longe de bater o martelo”, mas há uma grande chance do fim do desenvolvimento do foguete.
Recentemente, o Block 1B — o novo estágio superior que será usado em futuras missões na Lua — foi alvo de um relatório da NASA. O documento apontou uma série de problemas no desenvolvimento do estágio superior.
Porém, Berger ressalta que não será apenas o estágio superior do foguete lunar que corre o risco de sair dos planos da NASA. “Não é o Block 1B. Não é o Block 2. É todo o foguete SLS. Há outras formas de levar a espaçonave Orion para a Lua”, finaliza Berger.
To be clear we are *far* from anything being settled, but based on what I'm hearing it seems at least 50-50 that NASA's Space Launch System rocket will be canceled. Not Block 1B. Not Block 2. All of it. There are other ways to get Orion to the Moon.
— Eric Berger (@SciGuySpace) November 13, 2024
Anteriormente, Berger já havia afirmado que a NASA poderia enfrentar problemas se continuar gastando bilhões de dólares em um foguete que, na prática, não é reutilizável.
Segundo estimativas, o estágio principal do SLS custará cerca de US$ 5,7 bilhões. O valor que supera em US$ 700 milhões o custo estabelecido pela NASA em 2023. Além disso, o orçamento da NASA é motivo de polêmica nos EUA, mesmo com a agência gerando lucros para a economia do país.
Plano B
Em janeiro, o ex-diretor da NASA, Michael Griffin, já havia dito ao Congresso dos EUA que o programa Artemis é “extremamente complexo”. Além disso, afirmou que ele tem um “orçamento fora da realidade, colocando em risco a segurança da tripulação e da missão”.
Até então, a NASA lançou o foguete lunar apenas uma vez, em novembro de 2022, quando a agência inaugurou oficialmente o programa Artemis.
No entanto, danos na espaçonave Orion durante o voo inaugural resultaram em mais atrasos visando avaliar a capacidade de enviar astronautas à Lua com segurança.
Caso o foguete lunar seja cancelado, Berger sugere que a melhor alternativa para a NASA seria lançar a nave Orion em um Falcon Heavy, da SpaceX, atracado a um foguete Centaur V, da ULA.
No entanto, o jornalista ressalta que “as pessoas que vão decidir sobre o futuro do SLS ainda não estão no poder”, em referência ao próximo governo Trump, que começa no próximo dia 16 de janeiro.