NASA seleciona estudantes do Brasil para competição “Rover Challenge”
72 equipes de estudantes escolas e universidades de todo o mundo, incluindo do Brasil, foram escolhidos participar do desafio de engenharia “Rover Challenge” da NASA. Eles tem até esta quinta-feira (19) para concluir suas inscrições para competir em Huntsville, no Alabama, EUA, em 19 e 20 de abril de 2024.
Os brasileiros selecionados são da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, em Bagé, no Rio Grande do Sul, do Instituto Federal Fluminense (IFF), de Ubatiba, Rio de Janeiro, e da Escola Internacional INFOTEC, de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A instituição de Bagé ficou em terceiro lugar no desafio anterior, em abril deste ano, como destacou o G1.
O Human Exploration Rover Challenge desafia estudantes a construir e usar rovers — movidos a energia humana — em uma pista que simula os terrenos da Lua e de Marte, bem como completar diferentes missões científicas.
As equipes devem fabricar um veículo espacial capaz de atender aos critérios, considerando materiais mais leves e eficientes, além de completar os obstáculos do percurso e as tarefas da missão. Cada equipe pertence a uma divisão; a que tiver maior número de pontos acumulados ao longo do ano será a vencedora.
Desafio é parte do programa Artemis
A competição é uma das nove do “Artemis Student Challenges”, do programa Artemis da NASA. A missão Artemis 2 será a primeira a levar uma astronauta mulher e um astronauta negro para a Lua. O objetivo do concurso é incentivar estudantes a buscarem diplomas e carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
“Ao longo deste autêntico desafio, a NASA incentiva os alunos a melhorar sua compreensão de estratégias de colaboração, investigação e resolução de problemas”, disse a líder de atividades de desafio, Vemitra Alexander (via comunicado).