A NASA está convidando o público a eternizar seu nome em uma de suas novas missões. Pessoas de todo o mundo, incluindo do Brasil, poderão ter seu nome gravado na espaçonave “Europa Clipper”, que viaja 2,9 bilhões de quilômetros para explorar Europa, uma das maiores das mais de 90 luas de Júpiter e a sexta mais próxima da Terra, descoberta depois de Io, Ganimedes e Calisto.
Inicialmente previsto para junho de 2023, o lançamento da missão interplanetária está programado para 6 de outubro de 2024, no topo de um foguete Falcon Heavy. A aeronave irá entrar em órbita e iniciar sua busca em 2030, a fim de descobrir se a lua tem condições para vida.
A escolha de Europa está ligada a três elementos essenciais para a vida que ela pode conter. São eles: água, química e energia. Os cientistas acreditam que Europa tem um um oceano de água salgada sob sua concha gelada, com duas vezes mais água do que o oceano global da Terra.
Além disso, também desconfiam que a lua abrigue carbono, hidrogênio, oxigênio e enxofre, por exemplo, entre outros químicos. E, apesar de distante do Sol, a forte gravidade de Júpiter cria marés que esticam e puxam a lua, produzindo calor, de acordo com a NASA.
“Se existe vida em Europa, é quase certo que ela foi completamente independente da origem da vida na Terra… isso significaria que a origem da vida deve ser bastante fácil em toda a galáxia e além dela”, disse o membro da missão Robert Pappalardo.
Para enviar seu nome à Europa, a lua de Júpiter, pela espaçonave “Europa Clipper”, basta acessar o site europa.nasa.gov/message-in-a-bottle/sign-on.