“National Geographic” encerrará venda de revista em banca em 2024
Vai ser difícil encontrar a revista mensal National Geographic, com sua famosa capa com a borda amarela, a partir do ano que vem. A publicação deixará de ser vendida nas bancas em 2024, confirmou um porta-voz da companhia.
Segundo nota enviada à agência Associated Press, a decisão vem na esteira de um “corte de custos”. O veículo de comunicação está com o foco voltado para seus produtos digitais e terá somente edições especiais nas bancas.
Os assinantes, porém, ainda devem receber uma cópia impressa a cada mês. As vendas nas bancas correspondem a uma pequena parcela da circulação mensal da revista, de pouco menos de 1,8 milhão de exemplares, disse a empresa.
As publicações da NatGeo entraram no mercado em 1888. Mesmo sendo uma revista tão tradicional, ela não está imune aos problemas financeiros impostos pela crise da mídia impressa.
Mais conhecida por suas fotografias coloridas de todo o mundo, a publicação foi uma iniciativa da National Geographic Society, organização que apoia a ciência e a pesquisa.
Sob nova direção
O comando da National Geographic mudou duas vezes na última década. Primeiro, a empresa foi vendida para a 20th Century Fox, marca encerrada em 2020. Em 2019, a Walt Disney Corp adquiriu a revista. Isso levou a uma série de demissões.
O jornalista Craig Welch postou no Twitter na quarta-feira (28) que a nova edição da revista havia acabado de sair, apresentando seu 16º e último trabalho como redator sênior da equipe. “A NatGeo está demitindo todos os redatores”, escreveu.
My new National Geographic just arrived, which includes my latest feature—my 16th, and my last as a senior writer.
NatGeo is laying off all of its staff writers.
I’ve been so lucky. I got to work w/incredible journalists and tell important, global stories. It’s been an honor. pic.twitter.com/VOt6KydD5Z
— Craig Welch (@CraigAWelch) June 28, 2023
A revista afirma que, embora seja necessário, não haverá mais funcionários com o cargo de “redator”.
Em vez disso, recorrerá a colaboradores de fora para escrever histórias. As mudanças refletem uma reestruturação que ocorreu em abril. A empresa não quis revelar quantas pessoas perderam os empregos.
Leia a posição oficial da National Geographic enviado à Associated Press:
“A National Geographic continuará a publicar uma revista mensal dedicada a narrativas multiplataforma excepcionais com impacto cultural. Mudanças de equipe não mudarão nossa capacidade de fazer este trabalho, mas nos darão mais flexibilidade para contar histórias diferentes e atender nosso público onde ele estiver em nossas diversas plataformas. Qualquer insinuação de que as mudanças recentes impactarão negativamente a revista ou a qualidade de nossa narrativa é simplesmente incorreta”.