Sabemos que o Netflix está cogitando oferecer filmes e séries para assistir offline. E parece que isso virá ainda este ano: fontes dizem ao site especializado Light Reading que a empresa está trabalhando em um recurso para baixar vídeos.

>>> O truque da Netflix para não “quebrar” a internet no Brasil e no mundo

A notícia cita o diretor de operações da Penthera, empresa que trabalha em vídeo móvel, e um analista da consultoria Frost & Sullivan corroborando o rumor. Este último, inclusive, diz que isto é um “segredo aberto” na comunidade de streaming de vídeo.

Concorrentes como Amazon Prime Video e YouTube Red oferecem acesso offline ao catálogo. Mas Neil Hunt, diretor de produto no Netflix, disse que os usuários não gostariam da complexidade desse recurso.

Hunt explicou ao Gizmodo no ano passado: “você precisará se lembrar que quer baixar tal coisa; não vai ser instantâneo, você precisa ter o espaço certo no seu dispositivo, você precisa administrá-lo, e eu não acho que as pessoas queiram fazer isso”.

Mas, este ano, o CEO Reed Hastings disse que a empresa deve “manter a mente aberta” sobre o modelo de vídeo offline.

O analista Dan Rayburn lembra, no entanto, que o recurso offline pode ser limitado devido a problemas de licenciamento. “O Netflix será limitado pelos estúdios em termos de quais títulos estarão disponíveis para download; assim, teremos que ver quanto do catálogo do Netflix estará disponível e quais dispositivos serão suportados”, diz ele à Light Reading.

Se algum filme ou série não puder ser oferecido offline, a experiência seria incompleta; resta ver como o Netflix lidará com isso. Um porta-voz oficial diz que a empresa “não tem nada a acrescentar neste momento”.

[Light Reading via Android Central]