O metaverso é a diretriz do futuro. Prova disso é que Nike, a gigante americana de artigos esportivos, acaba de comprar uma empresa virtual de calçados que fabrica NFTs e tênis para o novo universo virtual.

Em comunicado, a empresa anunciou a aquisição da RTFKT Studios, “uma marca líder que alavanca a inovação de ponta para entregar colecionáveis ​​de próxima geração que mesclam cultura e jogos”.

Tênis digitais

A empresa adquirida pela Nike cria produtos digitais como tênis (que podem ser usados pelos avatares) e usa o blockchain, mesma tecnologia das criptomoedas, para assegurar a autenticidade. O valor do negócio não foi divulgado.

Em novembro, a empresa estreou o Nikeland no metaverso, em parceria com a plataforma de jogos Roblox.  No seu espaço virtual, os usuários ainda podem vestir seus personagens com itens digitais da Nike.

Este é o último passo para a entrada do Swoosh no metaverso.

Mas a nova parceria espera “acelerar a transformação digital da Nike e nos permitir servir atletas e criadores na interseção de esporte, criatividade, jogos e cultura”, disse John Donahoe, presidente e CEO da Nike.

E ao fazer o anúncio, a Nike posicionou o logotipo em forma de raio do RTFKT ao lado de suas próprias marcas icônicas, Jumpman e Converse.

Assine a newsletter do Gizmodo

Parceria com ídolo teen

Segundo a RTFKT, em fevereiro, uma colaboração com o artista adolescente FEWOCiOUS para vender tênis reais emparelhados com os virtuais conseguiu vender cerca de 600 pares/NFTs em apenas seis minutos, arrecadando mais de US$ 3,1 milhões na época.

Vale ressaltar que essa foi a mesma época em que o mundo começava a escutar sobre NFTs, e no dia 1º de março, o assunto explodiu, quando o Grimes vendeu uma obra de arte digital por cerca de US$ 6 milhões.