Nissan lança pintura que deixa carro mais refrescante para mudanças climáticas
Como as emissões dos carros são uma das principais causas pelas mudanças climáticas, a Nissan decidiu implementar uma tecnologia sustentável lançando uma pintura que deixa o carro mais refrescante. A pintura visa reduzir as temperaturas internas dos carros e o consumo de energia pelos sistemas de ar-condicionado.
Na última terça-feira (6), a montadora japonesa revelou a inovadora tecnologia de pintura que visa revolucionar a forma como os veículos lidam com o calor. Em parceria com a empresa Radi-Cool, especialista em produtos de refrigeração radioativa, a Nissan desenvolveu a tecnologia.
A pintura especial é composta por um metamaterial com propriedades eletromagnéticas únicas. Esse metamaterial age como uma espécie de escudo contra os raios infravermelhos do Sol que aquecem o carro.
Usando uma combinação de partículas, a tecnologia não apenas reflete os raios solares, mas também os redireciona para longe do veículo. Desse modo, a pintura cria um efeito de resfriamento passivo.
Nissan testa carro com pintura refrescante em cenário real
Além de contribuir com a redução das emissões e o impacto das mudanças climáticas, a Nissan testou a pintura para aprimorar a experiência dos carros da empresa.
Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um estudo no Aeroporto Internacional de Tóquio para determinar a viabilidade da pintura para deixar o carro mais refrescante. Durante dois meses, a pintura refrescante foi aplicada no carro NV100 da Nissan, utilizado pela companhia área ANA, para avaliar o desempenho em um cenário real.
Embora ainda em fase de testes, os resultados foram “impressionantes”, segundo a Nissan. Um dos testes comparou os efeitos dos raios infravermelhos em carros estacionados sob o sol. Um carro tinha a pintura refrescante, enquanto outro tinha pintura convencional.
O carro com a pintura refrescante da Nissan chegou a ter 12 °C a menos no exterior. Na parte interna, o carro apresentou uma taxa de 5 °C inferiores ao outro veículo. Veja como funciona:
A Nissan começou a desenvolver a tecnologia refrescante em 2021, testando mais de 100 amostras para a pintura. Agora, a empresa quer chegar aos 120 mícrons, algo seis vezes mais fino que o padrão da pintura automotiva.
Aliás, a pintura para deixar o carro mais refrescante é parte das metas sustentáveis da Nissan para combater as mudanças climáticas, para descarbonizar os veículos e reduzir as emissões.
Na última quinta-feira (1), a japonesa anunciou mais recente plano da empresa, o Programa Verde da Nissan 2030 (NGP2030), focando em três pilares: mudanças climáticas, dependência de recursos e qualidade do ar e da água.
O NGP2030 determina que a Nissan atinja esses objetivos de sustentabilidade até 2030. Além disso, também na última quinta-feira (1), Honda e Nissan anunciaram uma parceria para o desenvolvimento sustentável de EVs no Japão.