A Nokia ainda mantém uma linha de feature phones ativa. A empresa anunciou três novos aparelhos na IFA 2019. Embora ter um smartphone hoje em dia pareça uma necessidade básica, os feature phones (ou dumbphones, se você não quiser ser desrespeitoso com eles) ainda desempenham um papel importante como alternativa aos caros minicomputadores nos nossos bolsos.

Todos os três telefones têm preços muito acessíveis, sendo que o mais caro tem preço médio global de varejo de cerca de 110 euros, e o mais barato sai por apenas 15 euros.

Além disso, todos os três foram atualizados para funcionar nas redes 4G modernas. Assim, você não precisa se preocupar com compatibilidade, como aconteceria se você estivesse usando um celular velho que estava esquecido em uma gaveta.

Começando pelo menos caro dos três, o Nokia 110 é o mais básico possível. Possui um teclado numérico T9 das antigas, uma pequena tela de 3 polegadas e alguns recursos gerais de multimídia, incluindo um tocador de música, uma câmera traseira e suporte para rádio FM. Com um preço esperado em torno de 15 euros, ele é ok.

Dito isto, dá para jogar Snake e, ao contrário de muitos smartphones modernos, o Nokia 110 ainda possui saída para fone de ouvido, juntamente com uma bateria removível e o que deve ser uma boa durabilidade.

Em seguida, temos o Nokia 2720, que é facilmente o meu favorito, principalmente porque é um bom e velho celular flip. O 2720 tem o mesmo design básico do Motorola V3 — embora não seja tão fino ou elegante — com um corpo de plástico simples, disponível em preto ou branco.

Mas o que falta de estilo no 2720 é compensado pelo interior. Ele roda KaiOS e possui vários recursos de software adicionais, incluindo suporte para WhatsApp e Facebook. E para ajudar a facilitar a utilização do telefone, o 2720 oferece suporte ao controle de voz do Google Assistente para digitação e pesquisa. Você pode até usar o 2720 como um roteador 4G, se quiser.

Finalmente, para quem procura algo um pouco mais durável, existe o Nokia 800, que é o primeiro telefone robusto da HMD com a marca Nokia. Ele vem com uma classificação IP68 de resistência à poeira e à água, além de proteção contra quedas de dois metros e várias certificações 810G de nível militar.

Disponível em preto fosco ou em uma pintura de camuflagem do deserto, o duro 800 possui uma alça embutida para você prender o celular no cinto ou em um mosquetão. Ele também conta com uma lanterna embutida na borda superior. E, como o 2720, o Nokia 800 também suporta WhatsApp, Facebook e Google Assistente.

Portanto, se você evita smartphones desde o final dos anos 2000 ou simplesmente quer um companheiro mais simples para o seu telefone atual, a Nokia tem opções. Todos os três telefones estarão disponíveis em setembro em mercados internacionais. Infelizmente, a HMD ainda não trouxe a marca Nokia oficialmente para o Brasil.