_Eletrônicos

Nokia G22 terá kit para que usuário conserte seu próprio celular

Novo smartphone da Nokia, o G22, poderá ser consertado pelo próprio usuário com um kit de peças e ferramentas especiais

nokia g22 ifixit

Imagem: Divulgação/iFixit

Comprar um novo celular ou enviar o antigo para assistência técnica? Se seu aparelho for o novo G22 da Nokia, nenhum dos dois.

A fabricante, em uma parceria com os especialistas em reparos iFixit, anunciou o lançamento de um smartphone com peças substituíveis e kits de ferramentas para conserto em casa.

O Nokia G22 vem nas cores cinza e azul e tem um painel traseiro removível feito de plástico 100% reciclado. Os usuários ainda poderão comprar baterias extras, telas, capas e portas de carregamento no site da iFixit.

Cada peça acompanha um conjunto de ferramentas, como pinças, alça de sucção e palhetas de abertura, bem como instruções para conserto. As ferramentas são feitas com o termoplástico de engenharia rígido Delrin, enquanto a chave de fenda é de aço.

A expectativa é de que as instruções e ferramentas ofereçam uma alternativa acessível aos serviços de reparo, eliminando o tempo de espera. Os telefones modulares — personalizáveis — costumam ter uma maior vida útil, já que seu hardware pode passar por alterações e atualizações.

A iFixit, que atua com reparo há duas décadas, considera a invenção uma “necessidade econômica e ecológica”. “As pessoas estão começando a mudar de ideia e querem coisas duráveis ​​e sustentáveis, para a Terra, mas também para economizar dinheiro”, disse o CEO da empresa, Kylie Wiens.

Baseando-se em sua experiência, Wiens disse recomendar que os clientes leiam todo o guia antes de iniciar os reparos “para saber o que farão”. Afinal, nada pior do que ter que aceitar derrota e levar um celular desmontado para o conserto, né?

Sair da versão mobile