A Nokia acaba de anunciar um novo modelo para sua linha de smartphones Android: o Nokia X2 é colorido, barato e aceita dois chips.

Quase todas as especificações melhoraram em relação ao Nokia X que vimos em fevereiro:

  • a tela 800×480 agora tem 4,3 polegadas e usa display LCD ClearBlack, que traz cores mais vivas e pretos mais escuros;
  • o processador agora é um Snapdragon 200 dual-core de 1.2GHz (em vez de um S4 da geração passada);
  • 1 GB de RAM (o Nokia X tinha metade disso);
  • 4 GB de espaço interno expansível via microSD (mesmo do Nokia X);
  • câmera traseira de 5 megapixels com flash LED (contra 3 MP sem flash no modelo anterior);
  • câmera frontal VGA (o modelo anterior não tinha);
  • bateria removível de 1.800 mAh (contra 1.500 mAh no modelo anterior).

Tudo isso deixou o aparelho ainda mais gordinho e pesado: são 11,1 mm de espessura e 150 g.

Mas com o novo X2, a Nokia/Microsoft parece estar respondendo às críticas ao Nokia X: em nosso hands-on, por exemplo, notamos que ele era lento até na hora de reorganizar apps na tela inicial. Com um processador melhor e mais RAM, isso pode mudar. A câmera também era terrivelmente fraca, e melhorou aqui.

Além disso, o Nokia X2 ganhou um botão Home: no modelo anterior, havia apenas o botão Voltar, que você pressionava e segurava para voltar à tela inicial. Ou seja, agora é possível alternar facilmente entre apps: basta segurar o botão Home.

Vale lembrar que a linha X roda um sistema baseado no Android Open Source Project, personalizado com serviços da Nokia e Microsoft – como OneDrive, Outlook, MixRadio e Here Maps. A interface combina os blocos (tiles) do Windows Phone à Fastlane da linha Asha – basicamente uma central de notificações – e você baixa apps através da Nokia Store e de outras lojas de terceiros.

O Nokia X2 custa US$ 135 sem contrato e tem suporte a dois chips. Ele será lançado “globalmente” em julho nas cores verde, laranja e preto; haverá opções em tons amarelo, branco e cinza escuro ainda este ano. [Nokia Conversations]

nokia x2 (2)