Nos EUA, agência de publicidade substitui estagiários por robôs como ChatGPT
A agência de publicidade e marketing norte-americana Codeword optou por substituir alguns estagiários humanos por robôs para fazer tarefas do dia a dia. Os novos “funcionários” são modelos de software totalmente digitais que, a partir de inteligência artificial, criaram suas próprias imagens e se autodenominam de Aiko e Aiden.
A dupla de bots fará projetos gráficos, pesquisas e geração de conteúdo editorial. Além disso, também compartilhará suas “experiências” em um blog e nas mídias sociais da empresa.
“É uma oportunidade de simplificar os processos internos, eliminando tarefas necessárias, mas entediantes e demoradas”, disse o editor sênior da Codeword, Terrence Doyle ao site Axios. “Ou, pelo menos, passá-las para estagiários sem emoção que não podem ficar entediados”.
A tecnologia dos novos estagiários robôs deriva de ferramentas como o bot ultra responsivo ChatGPT e geradores de imagem por inteligência artificial, como o Dall-E 2 – ambos da OpenAI.
O mais impressionante – e assustador – é que esse nível de inteligência artificial consegue produzir o mesmo nível de trabalho que um funcionário inexperiente. A diferença é que nenhum membro da equipe precise treiná-lo.
“É sempre certo e perfeitamente perspicaz? Certamente não”, explicaram Richard Bowman e David Boyle, autores do livro “Prompt: Um guia prático para o crescimento de marca com inteligência artificial do ChatGPT” (em tradução livre, sem edição em português).
“[Mas] o ChatGPT é capaz de realizar certas tarefas de graça que atualmente exigem uma pessoa que ganha mais de US$ 60 mil por ano. E pode fazer em cinco minutos o que alguém levaria pelo menos um dia. Isso é notável. E é apenas o começo”.
O que é o ChatGPT
O ChatGPT é um modelo de linguagem que produz suas respostas com base na previsão de texto. Isso significa que o treinamento partiu de milhões de exemplos da escrita humana disponíveis online.
Ele funciona como um buscador, com respostas rápidas e detalhadas, sem necessidade de acessar nenhum link. Também faz contas, músicas, poemas, dá conselhos e sabe escrever código em linguagens de programação.
Treinado por inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning), a tecnologia se aprimora conforme as interações com humanos. A ideia é replicar o pensamento de uma pessoa, utilizando textos publicados na internet até 2021.