A Microsoft não consegue parar quieta com todas essas atualizações que parecem causar cada vez mais problemas. A empresa liberou um update do Windows 10 nesta semana que serviu para corrigir uma falha crítica de segurança de DNS (e algumas outras coisas), mas nesse processo pode ter removido o Notepad, Paint ou o Wordpad para alguns usuários – caso eles estivessem atualizando para a versão 2004 ao mesmo tempo.

Durante o último mês, tem acontecido de muitos usuários do Windows 10 relatarem nos fóruns da Microsoft o sumiço desses aplicativos depois de passarem para a versão 2004, então parece que o update desta semana não foi a causa do problema. O Gizmodo entrou em contato com a Microsoft para mais esclarecimentos e iremos atualizar a publicação caso tenhamos respostas.



Assim como outras funcionalidades ‘quebradas’ na versão 2004, a Microsoft não necessariamente acabou com elas completamente. Em alguns casos, mudou a forma como são acessadas ou não comunicaram de forma eficaz as mudanças para os usuários.

Recentemente, a Microsoft removeu algumas funcionalidades do Painel de Controle como uma forma de centralizar tudo nas Configurações. Além disso, moveram a opção Novo Início (Fresh Start) para o menu Resetar este PC que também fica nas Configurações.

A companhia também diminuiu o número de dias que usuários do Windows 10 Pro, Enterprise e Education podem atrasar manualmente os updates, de 365 dias para 35 dias.

No caso do Notepad, Paint e WordPad que sumiram, agora eles são “programas opcionais”. Atualizar para o Windows 10 versão 2004 eles parecem ser automaticamente desinstalados, mas há uma maneira de tê-los de volta:

Vá até as Configurações > Apps > Funcionalidades opcionais > encontre o aplicativo para reinstalar (e cruze os dedos).

Apesar disso, alguns usuários da versão 2004 também relataram que não conseguiram baixar ou instalar esses programas, nem pela Microsoft Store. A lojinha de apps diz a eles que os softwares já estão instalados, mesmo que não estejam disponíveis no computador, ou mostra um aviso dizendo que as pessoas não estão com a versão mais recente do Windows. A Microsoft Store não é a opção mais confiável no geral por causa deste motivo, então eu recomendaria tentar reinstalar esses aplicativos pelo método indicado acima.

Eu mesma passei por esse problema, embora ainda esteja no Windows 10 versão 1903. A lojinha me diz que eu preciso do Windows 10 build 19541.0, que seria a versão 2004, mas a Microsoft ainda não disponibilizou esse update para mim ainda. Quando eu clico em ‘atualizar’, o sistema me leva para uma janela separada que diz “Nos desculpe, não conseguimos encontrar esta página” e então me direciona para o Windows Insider Program.

Felizmente, o Notepad está pré-instalado no meu PC com a versão 1903, portanto eu não instalá-lo a partir do Microsoft Store, mas este é apenas um exemplo de um bloqueio potencialmente confuso que alguns usuários podem encontrar.

Em contraste, o Paint 3D está disponível na loja, mas eu não consegui encontrar o Paint antigo. A Microsoft disse anteriormente que retiraria o Paint, porém mais tarde optou por incluí-lo no Windows 10 versão 1903, mas isto não explica porque ele não aparece na loja, mas o Notepad sim.

Tanto o Notepad quanto o Paint são programas antigos da Microsoft, e embora muitas pessoas não os utilizem muito, eles ainda podem ser úteis. Programadores podem usar o Bloco de Notas para fazer ajustes ou reparos rápidos, por exemplo. Eu também uso o Bloco de Notas quando quero tirar a formatação do texto que copiei. Também já usei o Paint no passado, antes de ter o Photoshop, para cortar e redimensionar imagens rapidamente, e fazer memes muito ruins.

Claro, esses programas existem há 30 anos e estão pegando poeira virtual na maioria dos computadores. Mas, como Solitaire, eles são parte do Windows. E já que estamos falando nisso, a Microsoft deveria trazer de volta uma versão oficial do Pinball 3D.