Notes: TikTok revela nome do novo app de fotos rival do Instagram
O aplicativo de fotos do TikTok é real e, pelo que parece, se chama Notes. Apesar da ByteDance ainda não ter anunciado a novidade oficialmente, usuários da rede social de vídeos curtos vem recebendo notificações com o suposto nome do app — que deve competir diretamente com o Instagram.
Nos últimos dias, usuários compartilharam em diferentes redes sociais capturas de tela de uma notificação do TikTok informando que “o TikTok Notes, um novo aplicativo para postagens de fotos, está chegando em breve!”.
A mensagem implica que as fotos compartilhadas no TikTok serão compartilhadas no Notes automaticamente quando o aplicativo for lançado. Contudo, a plataforma dá opção de impedir a publicação automática.
Na publicação abaixo, compartilhada por Alex Friedman, no X (antigo Twitter), é possível ver a mensagem na íntegra:
Looks like TikTok is launching a new app for photo posts called 'TikTok Notes'. pic.twitter.com/xTbgcGxJno
— Alex Friedman 🤠 (@heyalexfriedman) April 8, 2024
Ao TechCrunch, a ByteDance confirmou que o aplicativo de fotos está em desenvolvimento, mas ainda não está disponível para download. Segundo a empresa, a ideia é permitir que usuários do TikTok possam criar conteúdos com fotos e textos em um espaço dedicado para esses formatos.
Além das notificações vazadas, o TikTok adquiriu um domínio na web — photo.tiktok.com — que mostrava uma imagem de divulgação desse espaço dedicado, incluindo o texto “Abrindo no TikTok Notes”.
Notes do TikTok vai competir com Instagram
No mês passado, o blog TheSpAndroid encontrou linhas de códigos referentes a um novo aplicativo, chamado TikTok Photos, na programação do app tradicional de vídeos curtos. Com nome diferente na época, porém, o app visava atender “pessoas com interesses semelhantes que gostam de publicar fotos”.
A ideia da plataforma parece ser a mesma, trocando somente o nome. Pelo andar da carruagem, o Notes deve rivalizar com o Instagram, da Meta. O app, aliás, poderá acolher o público que prefere consumir fotos em vez de assistir a Reels.
No início deste ano, o TikTok também começou a testar a publicação de vídeos de até 30 minutos para enfrentar o YouTube.