Ciência

Nova falha no Hubble faz NASA colocar telescópio em modo de segurança

Lançado em 1990, o Hubble observa o universo há mais de 33 anos e tem passado por uma série de problemas técnicos
Imagem: NASA/Reprodução

Um novo problema no Telescópio Espacial Hubble fez a NASA colocar o equipamento em modo de segurança. De acordo com a agência, um problema contínuo com o giroscópio foi identificado pelos engenheiros espaciais.

O telescópio entrou no modo de segurança quando um de seus três giroscópios deu leituras erradas. Os giroscópios são essenciais pois medem as taxas de rotação do telescópio e fazem parte do sistema que determina a direção em que o telescópio está apontado.

Enquanto estiver no modo de segurança, as operações científicas serão suspensas e o telescópio aguardará novas direções vindas do solo.

Agora, a NASA está trabalhando para retomar as operações científicas do Telescópio Espacial Hubble.

Histórico de problemas no Hubble

O Hubble entrou em modo de segurança pela primeira vez em 19 de novembro. Embora a equipe de operações tenha recuperado com sucesso a espaçonave para retomar as observações no dia seguinte, o giroscópio instável fez com que o observatório suspendesse as operações científicas mais uma vez em 21 de novembro e outra vez em 23 de novembro.

Apesar disso, a NASA prevê que o Hubble será consertado em breve e ainda vai ter uma vida longa. A expectativa é que ele ainda faça mais descobertas, trabalhando com outros observatórios, como o Telescópio Espacial James Webb ao longo da próxima década

Lançado em 1990, o Hubble observa o universo há mais de 33 anos. Ele já foi responsável por capturar fenômenos espetaculares de galáxias massivas a nuvens de poeira cósmica.

O equipamento teve uma participação fundamental na descoberta da matéria escura e permitiu estudar a formação e evolução das galáxias. Nesse meio tempo, captou imagens que, até então, não eram possíveis com observatórios em terra. Neste post, o Giz Brasil separou as imagens mais extraordinárias do Hubble dos últimos anos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas