Bombeiros poderão ver através de chamas graças a uma tecnologia de holograma infravermelho que foi desenvolvida na Itália.

Pesquisadores criaram um sistema que corta através da fumaça e das chamas com lasers infravermelho. Os lasers ressaltam qualquer coisa coisa – pessoas, móveis, animais – e geram imagens para mostrar uma visão 3D de tudo o que está ao redor dos bombeiros.

As câmeras com monitoramento infravermelho usadas por bombeiros atualmente são muito mais limitadas. Elas podem ser cegadas por fumaça e chamas porque têm lentes que precisam dar zoom, e a fumaça, por exemplo, torna difícil o foco.

A tecnologia desenvolvida na Itália ainda não está pronta para ser usada, mas, quando estiver, os pesquisadores acreditam que não apenas bombeiros como também a indústrias aeroespacial e biométrica também poderão usá-la.

O novo sistema é incrível porque pode reconhecer até cinco pessoas em uma sala, até mesmo se elas estiverem se mexendo. Os bombeiros poderão encontrá-las em forma holográfica. Antes de poder ser usada, ela precisa ser refinada para se tornar menor e mais portátil. Mas quando chegar a este ponto, esperamos que consiga salvar mais vidas. [Optics Express via BBC News, Engadget]