Nova tecnologia permitirá carregar o celular em apenas 60 segundos
Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, fizeram uma grande descoberta no campo energético. Se aplicada em contextos reais, a tecnologia poderá carregar o celular e outros aparelhos eletrônicos de 0% a 100% em apenas 60 segundos — ou até menos. Além de dispositivos móveis, a nova técnica poderia revolucionar o processo de recarga da bateria de carros elétricos.
A tecnologia utilizada atualmente em smartphones são as baterias de íons de lítio. Elas são capazes de armazenar grandes quantidades de energia em espaços pequenos. Porém, são extremamente limitadas no que diz respeito à velocidade de carregamento e ciclos de vida útil.
A nova modalidade de carregamento posposta pelos pesquisadores é focada em supercapacitores. Embora não tenham a mesma capacidade de armazenamento de baterias de íons de lítio, podem ser recarregados de forma muito mais rápida.
“Em razão do papel fundamental da energia no futuro do planeta, me senti obrigado a aplicar os meus conhecimentos de engenharia química em dispositivos avançados de armazenamento de energia. Parecia um tema pouco explorado e, portanto, a oportunidade perfeita”, afirmou Ankur Gupta, professor assistente no Departamento de Engenharia Química e Biológica da Universidade do Colorado em Boulder.
No estudo, os cientistas fizeram descobertas importantes sobre o comportamento de íons, incluindo como elas se movimentam dentro de poros minúsculos. Os avanços alcançados durante a pesquisa alteram a chamada “Lei de Kirchhoff”, que rege as correntes de energia em circuitos elétricos desde 1845.
Carregamento em até 1 minuto
A tese defendida pelos pesquisadores envolvidos no trabalho é que, para possibilitar o carregamento hiper-rápido, é necessário tornar o movimento das partículas de energia, os íons, mais eficiente. Isso poderia transformar completamente os padrões de carregamento da indústria da tecnologia.
Atualmente, algumas fabricantes de smartphones investem em tecnologias de carregamento rápido já há alguns anos. No entanto, mesmo com avanços bastante significativos no que diz respeito à velocidades, nenhuma tecnologia ainda foi capaz de carregar um celular completamente em menos de 1 minuto.
O Realme GT Neo 5, lançado no primeiro semestre do ano passado, é um dos líderes no que diz respeito a carregamento rápido. O dispositivo fez bastante sucesso no mundo todo pela capacidade de carregar a bateria de 4.600 mAh em apenas 10 minutos.
A nova descoberta da Universidade do Colorado é encarada com bastante otimismo. Isso porque ela pode transformar completamente os padrões atuais da indústria de tecnologia sobre armazenamento de energia e velocidade de carregamento.