Tecnologia

Novo Opera GX: navegador gamer recebe maior reformulação desde 2019

Software recebeu reformulação no design e mais possibilidades de personalização da experiência
Imagem: Opera/Reprodução

O Opera GX, navegador dedicado à comunidade gamer, está recebendo sua maior atualização desde 2019 — ano em que ele foi oficialmente lançado. O update começa a ser liberado nesta quarta-feira (20) para todos os usuários. Na prática, ele possibilita, através de novos recursos, uma personalização da experiência em um nível ainda mais profundo.

[produto_amazon1]

Uma das principais novidades apresentadas pela companhia é o conceito “Underwave”. A norueguesa descreve ele como “uma nova linguagem de design criada para melhorar a experiência do usuário”.

Durante o Opera Browser Days 2024, em setembro deste ano, o criador do browser, Maciej Kocemba, revelou, em entrevista concedida ao Giz Brasil, que a intenção da nova atualização era renovar o visual do software e oferecer maior poder de customização aos fieis usuários da plataforma.

Ele vem com o novo conceito de design. Então oferece maior flexibilidade, mais customização, porque sabemos que nossos usuários adoram isso. Então você pode modificar todos os aspectos do browser para ter certeza que ele ficará do jeito que você quiser”, afirmou Kocemba.

Novo conceito de design

Baseada em games, a nova interface moderniza o visual do browser, oferecendo bordas um pouco mais estreitas. Além disso, ela promete ser mais intuitiva, promovendo assim a sensação de que o usuário está com um menu tradicional de jogos. Aliás, a atualização possibilita animações de sistema mais complexas, fluidas e dinâmicas, bem como um uso mais inteligente dos recursos do computador.

Entre as novidades que chegam ao browser estão, por exemplo, alguns novos temas customizados desenhados pelos desenvolvedores da Opera. Os usuários podem personalizar totalmente o navegador através dos controles de ajuste preciso de elementos como opacidade, desfoque e vinheta. Tem, até mesmo, o ajuste no nível de transparência das bordas.

Além disso, é importante destacar que a empresa está introduzindo o chamado modo foco. Ele é uma ferramenta que controla o contraste dos elementos nativos do navegador tornando as cores mais suaves e, consequentemente, menos agressivas aos olhos.

Uma experiência de “modding” ainda mais completa

A plataforma também é uma das poucas que oferecem um vasto universo de possibilidades para os entusiastas do “modding”. Esta é uma prática comum entre comunidade gamer e que consiste na modificação e personalização de elementos presentes em softwares e jogos eletrônicos.

A possibilidade de realizar modificações é uma das principais características e um dos elementos pelos quais o do Opera GX é reconhecido entre seu público alvo: os gamers. Atualmente, o browser possui mais de 8.000 mods que já foram baixados e instalados no mundo todo mais de 250 milhões de vezes.

Agora, além da alteração da aparência do navegador, é possível alterar telas de introdução, ícones, fontes, efeitos sonoros. A Opera também reformulou o sistema de gerenciamento. Agora, ele conta com um menu rápido para ativação e desativação das modificações realizadas no software.

Há maior capacidade de modificação. Os mods são ainda mais ricos, você pode fazer ainda mais com apenas um clique no botão de instalar o mod. E, novamente, assim como antes, você pode modificar os mods e escolher qual elemento de cada mod que você gosta mais para criar um completamente novo”, afirmou Maciej Kocemba durante o Opera Browser Days.

Melhor experiência visual novo motor de interface

O Opera GX também está recebendo um recurso inédito para os usuários que gostam de navegar durante a noite. O “modo escuro aprimorado” reduz a exposição à luz azul e ajusta o contraste das páginas da web automaticamente. Por sua vez, o “Modo escuro forçado”, outra novidade, aplica o modo noturno em todas as páginas da web abertas no navegador.

Outro recurso interessante é a capacidade nativa de upscaling de resolução de vídeos utilizando inteligência artificial. Com isso, o navegador exibe conteúdos do YouTube e outras plataformas de streaming com detalhes mais ricos. Ou seja, os usuários desfrutam de uma experiência mais imersiva. Aliás, o efeito da funcionalidade pode ser maximizado para usuários que possuem placas de vídeo Nvidia RTX.

Para possibilitar uma experiência fluida utilizando todos estes recursos, o navegador está sendo executado com o novo motor “Multithreaded Compositor UI”. A Opera desenvolveu ele a fim de garantir que o software será executado sem erros mesmo rodando animações, mods de maneira responsiva, fluida e com desempenho satisfatório.

VEJA TAMBÉM:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas