O lançamento do Surface Duo, no ano passado, foi uma jogada ousada da Microsoft. O conceito de um telefone dobrável com tela dupla era interessante, mas isso não o tornava bom de verdade.

Com o novo Surface Duo 2, a Microsoft chega com especificações melhores, que visam resolver todos os problemas do primeiro Surface Duo.

O design do Surface Duo deixava a desejar, mas tinha algo de elegante em suas duas telas ultrafinas, separadas por uma dobradiça inovadora.

Mas parece que o Surface Duo original demorou tanto para ser desenvolvido que, quando foi lançado, suas características e câmeras já estavam desatualizadas no lançamento.

Com o Surface Duo 2, a Microsoft finalmente adicionou as especificações que seu telefone de tela dupla precisa para deslanchar.

O novo Surface terá um chip Qualcomm Snapdragon 888 (superior ao SD 855 do modelo anterior), 8 GB de RAM (do antigo era 6 GB) e opções de armazenamento que vão de 128 GB a 512 GB.

A Microsoft também adicionou o NFC — que deve ser realmente um recurso padrão em todos os telefones hoje em dia — junto do suporte para conectividade 5G.

O Surface Duo 2 mede apenas 0,21 polegada de espessura quando totalmente aberto, e a Microsoft afirma ser o dispositivo móvel 5G mais fino do mercado.

O telefone também recebeu um super upgrade de câmera — finalmente.

A Microsoft adicionou uma nova câmera selfie de 12 MP no interior do aparelho e também um módulo com três câmeras traseiras. Uma câmera principal de 12 MP, uma ultra ampla de 16 MP e uma câmera telefoto de 12 MP.

Isso dá ao Duo 2 muito mais recursos fotográficos ​​em comparação aos principais aparelhos da concorrência.

O Duo 2 parece um dispositivo mais sofisticado. A Microsoft suavizou algumas das arestas do original, o que torna o Duo 2 muito mais agradável de segurar, abrir e fechar.

O sensor de impressão digital do telefone também foi incorporado ao botão de bloqueio. E mesmo que o Duo 2 tenha quase o mesmo tamanho geral que seu antecessor, a Microsoft diminuiu seus engastes e adicionou telas sensíveis ao toque.

O novo tamanho é de 1344 x 1892 OLED de 5,8 polegadas cada, com taxas de atualização de 90 Hz em ambos os lados.

Outra novidade é a caixa de suporte com um ímã para anexar a nova Caneta de Superfície 2, e um novo recurso de peek (“olhadinha”), que permite verificar a hora ou ver notificações olhando para o espaço onde as telas do Duo 2 se encontram, bem na dobradiça.

A Microsoft poderia facilmente ter ignorado esse recurso de espiar, até porque os outros dobráveis ​​não têm nada assim. Mas esse artificio facilita o controle sobre os eventos sem precisar abrir totalmente o Duo 2.

Ainda faltam algumas coisas no Duo 2 que os usuários da Microsoft talvez esperassem — como um suporte para carregamento sem fio e algum tipo de classificação oficial para resistência à poeira e água, por exemplo.

Mesmo com todo o hardware atualizado do Surface Duo 2, o fato é que o sucesso do novo telefone de tela dupla da Microsoft dependerá de seu software.

O Duo 2 está sendo lançado com o Android 11 pré-instalado, o que é um bom começo. Mas, como os dispositivos testados ainda estavam executando o software beta de pré-lançamento, resta saber se a Microsoft conseguiu resolver algumas falhas que as pessoas encontraram no original.

Entre os problemas, estavam desde uma lentidão geral e uma dificuldade para arrastar alguns aplicativos e arquivos de uma tela para outra, até fantasmas que faziam com que elementos de alguns aplicativos permanecessem na tela, mesmo após fechados.

Assine a newsletter do Gizmodo

Empresas como a Samsung podem aprender muito com algumas das funções que a Microsoft criou para mover aplicativos nas telas do Duo. Mas o Duo 2 é a segunda tentativa da Microsoft de tornar os dispositivos de tela dupla algo excepcional, e as pessoas serão extremamente críticas — com razão, se ainda houver muitos erros no software do Duo 2.

Entretanto, parece que o Duo 2 tem as especificações necessárias para competir adequadamente com telefones como o Galaxy Z Fold 3, e depois de um ano de desenvolvimento, é de se esperar que o software do Duo 2 tenha dado um grande passo à frente também.

O Surface Duo 2 já está disponível na pré-venda por US$ 1.500 (cerca de R$ 7,9 mil, na conversão direta) e as vendas têm início em 21 de outubro.

Vale ressaltar que a chegada do produto aqui no Brasil é improvável, pois a Microsoft não costuma trazer os dispositivos da linha Surface para cá.