Novos estudos publicados na segunda-feira (3) podem levá-lo a reavaliar seu hábito de consumir carne. Um estudo encontrou evidências de que comer pelo menos duas porções semanais de carne vermelha, principalmente carne processada, está associado a um risco ligeiramente maior de doença cardiovascular e morte. O segundo vincula uma dieta rica em verduras e legumes a ser mais saudável.

Em setembro de 2019, um grupo de cientistas gerou controvérsia – e manchetes – com as descobertas contra-intuitivas de suas pesquisas sobre o consumo de carne. A revisão do estudo, publicada no Annals of Internal Medicine, concluiu que não havia fortes evidências de que comer carne vermelha e processada seja prejudicial à saúde. Por causa dessas descobertas, eles argumentaram que as pessoas deveriam seguir com suas vidas e não se preocupar em reduzir a quantidade de carne que ingeriam.

As recomendações surgiram em face da ciência nutricional convencional, que há muito advoga que muitas pessoas devem reduzir o consumo de carne vermelha, principalmente se for processada. Imediatamente, houve uma reação de outros cientistas e organizações profissionais, que questionaram o design e as conclusões da pesquisa do grupo. Em pouco tempo, também surgiram preocupações sobre a credibilidade dos cientistas envolvidos na revisão. Descobriu-se que um dos principais autores e seu grupo de pesquisa na época, por exemplo, conseguiu o financiamento da indústria da carne para um estudo não relacionado – um potencial conflito de interesse que originalmente não foi divulgado no jornal (a nota de esclarecimento foi anexada desde então).

Os autores por trás de um dos novos estudos publicados nesta segunda-feira (3) na JAMA Internal Medicine afirmam que seu trabalho precedeu toda essa confusão. Mas é uma refutação adequada, no entanto.

Os autores do JAMA analisaram dados de seis estudos de longo prazo que acompanharam a saúde das pessoas por décadas; coletivamente, esses estudos envolveram quase 30.000 pessoas acompanhadas por um período médio de quase 20 anos. Eles descobriram que a ingestão de pelo menos duas porções de carne vermelha ou processada por semana estava ligada a um risco pequeno, mas visivelmente aumentado, de doenças cardiovasculares e morte precoce no período de 30 anos. Eles também descobriram um risco aumentado de doenças cardiovasculares ligadas à ingestão de aves, mas não à morte precoce, enquanto nenhum risco foi encontrado para as pessoas que comiam peixe regularmente.

Enquanto isso, o segundo estudo publicado no Lancet adotou uma abordagem diferente. Analisando os dados populacionais de 11.000 americanos, eles estudaram os níveis de aminoácidos sulfurados nas pessoas, que geralmente vêm do consumo de proteínas animais. Eles descobriram que as pessoas que tinham os níveis mais baixos desses aminoácidos – porque sua proteína diária vinha principalmente de fontes vegetais – eram menos propensas a estar em risco de doenças cardiovasculares ou outras doenças crônicas, em comparação com a pessoa comum que come carne.

A ciência da nutrição, por sua própria natureza, é imprecisa. As coisas que comemos obviamente afetam nossa saúde, mas geralmente leva anos ou décadas para que esses efeitos se tornem aparentes. E não podemos exatamente colocar as pessoas em uma placa de Petri gigante e testar quais alimentos são melhores ou piores para nós. É por isso que os cientistas da nutrição precisam, em grande parte, de estudos populacionais, que podem ou não monitorar as pessoas ao longo do tempo.

Esses estudos definitivamente têm suas falhas. Por um lado, eles costumam pedir às pessoas que se lembrem de suas dietas, e muitos de nós somos notoriamente horríveis em lembrar até o que comemos hoje de manhã. Esses estudos também não conseguem nos dizer o que exatamente existe na carne vermelha e processada que pode não ser saudável, embora seus altos níveis de sódio e certos nutrientes que afetam as bactérias intestinais sejam os culpados.

Mas, de acordo com Victor Zhong, epidemiologista nutricional da Universidade de Cornell e principal autor do estudo JAMA, existem evidências sólidas suficientes desses tipos de estudos e de outros que apontam para uma ligação clara entre problemas de saúde e o consumo regular de carne vermelha e processada.

“Dados convincentes e consistentes mostraram que o consumo de carne vermelha não processada e carne processada está associado a um pequeno aumento do risco de doenças cardiovasculares e morte”, disse Zhong ao Gizmodo.

Zhong também está entre os muitos cientistas que argumentaram que os autores da revisão no ano passado escolheram erroneamente desvalorizar as evidências de estudos populacionais, o que os levou a concluir que não havia problemas de saúde relacionados ao consumo de carne.

Então, onde isso deixa o típico amante de carne? Bem, Zhong e sua equipe têm o cuidado de apontar que nenhum alimento nos deixará menos saudáveis ​​ou aumentará muito o risco de doenças crônicas. Em seu estudo, eles descobriram um risco absoluto aumentado de doença cardiovascular ou morte precoce de menos de 2% ao longo de um período de 30 anos, associado à ingestão de duas porções de carne vermelha ou processada por semana.

Em um país de grandes proporções, porém, esse risco aumentado ainda representa muitas pessoas morrendo ou tendo um ataque cardíaco todos os anos que poderiam ser evitados. Dados outros problemas de saúde ligados a uma dieta rica em alimentos processados, como a obesidade, é justo dizer que muitos de nós poderíamos nos esforçar para tornar nossas dietas mais ricas em plantas, não importa o quão ruim especificamente a carne vermelha possa ser.

Zhong, por sua vez, é claro sobre o que ele acha que as pessoas deveriam aprender com a controvérsia sobre comer carne vermelha.

“As pessoas podem ignorar as recomendações dadas pelas revisões [nos Anais], porque essas revisões têm falhas sérias e, portanto, a recomendação resultante é inválida”, disse ele. “Limitar ou parar de comer carne vermelha não processada e carne processada é uma recomendação apropriada, dadas as evidências atuais”.