Os novos notebooks da Samsung querem te conquistar pelo estilo

Quando se trata de notebooks mainstream, todos eles têm as mesmas especificações: uma CPU da Intel (ou talvez AMD), memória e armazenamento da Micron, Kingston, WD ou Samsung e talvez uma placa de vídeo da Nvidia. Então, de que outra forma os fabricantes de computadores podem atrair potenciais compradores? No caso da Samsung, seus mais […]
Sam Rutherford/Gizmodo

Quando se trata de notebooks mainstream, todos eles têm as mesmas especificações: uma CPU da Intel (ou talvez AMD), memória e armazenamento da Micron, Kingston, WD ou Samsung e talvez uma placa de vídeo da Nvidia. Então, de que outra forma os fabricantes de computadores podem atrair potenciais compradores? No caso da Samsung, seus mais recentes laptops apresentados na CES 2019 mostram que a resposta para a companhia sul-coreana está no estilo.

Começando com o carro-chefe Notebook 9 Pro, a Samsung tirou alguns elementos do Notebook 9 Pen que anunciou algumas semanas atrás e, em seguida, criou um novo 2 em 1 com corpo de alumínio adaptado especificamente para atender os consumidores dos Estados Unidos.

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Então, a Samsung lixou e poliu cada painel ao ponto em que é possível ver o grão do alumínio, acrescentando também pequenos toques como bordas de corte de diamante e lados robustos com nervuras. E o resultado de fato deixa a Samsung com um visual distinto que se destaca dos MacBooks e Surfaces por aí, mesmo que os materiais utilizados não sejam tão diferentes assim.

E não se trata só de preferência por estilo sobre a substância, porque, graças à sua estrutura de alumínio, o Notebook 9 Pro parece surpreendentemente leve. Quanto às especificações, o Notebook 9 Pro também vem com uma CPU Intel Core i7-8565U, 8 GB de RAM, 256 GB SSD, leitor de impressões digitais, uma caneta stylus incluída com quatro mil níveis de sensibilidade à pressão e uma quantidade razoável de portas (2x Thunderbolt 3, mais uma USB-C regular e microSD). O Notebook 9 Pro oferece até alto-falantes duplos de 1,5 watt com um amplificador dedicado para ajudar a impulsionar as batidas. Infelizmente, o espaço reservado pela Samsung para mostrar o seu novo laptop era muito barulhento para realmente termos uma noção do desempenho desses alto-falantes.

[foo_gallery]

Fotos: Sam Rutherford (Gizmodo)

Dito isso, a única decisão de design que eu não entendo no Notebook 9 Pro é a falta de armazenamento integrado para a Active Pen. Dentro do descanso frontal direito, há um pequeno ímã que segura a caneta stylus quando ela não está em uso. Infelizmente, você não pode de fato usá-lo dessa forma porque é exatamente onde sua mão precisa estar ao digitar. Nós já vivemos em um mundo em que sistemas como Surface Pro, HP Folio e Yoga C930 vêm com lugares adequados para guardar uma caneta stylus, o que faz parecer que a curiosa localização do ímã da Samsung foi mal pensada.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

Por outro lado, se você acha que o Notebook 9 Pro parece um pouco sério demais para você, o novo Notebook Flash é quase o inverso. Em vez de materiais premium como o alumínio, o Notebook Flash, de “módicos” US$ 350, apresenta um design de plástico que eu quase chamaria de lúdico.

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Foto: Sam Rutherford/Gizmodo

Ele tem teclas de estilo máquina de escrever maiores que são supostamente melhores para crianças, embora eu deva dizer que não gosto delas tanto assim. Mas a verdadeira escolha de estilo que divide opiniões do Notebook Flash é o uso de painéis texturizados que parecem uma mistura de concreto e aquele tipo de plástico robusto que se encontra em playgrounds de apartamento. Eles são ásperos e meio escarpados, mas admito que são únicos.

A tampa do Notebook Flash tem uma rede de traços e linhas. O modelo realmente será um caso de amor ou ódio, mas esse é o risco que você corre quando tenta empurrar o estilo ao extremo.

Nas entranhas, devido ao orçamento mais realista do Notebook Flash, ele só tem CPUs Intel Pentium ou Celeron, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento eMMC, o que torna essa coisa o equivalente de Windows a vários dos novos Chromebooks lançados na CES.

Será que o foco em estilo da Samsung vai realmente funcionar? Eu não tenho tanta certeza, porque, embora ache que o Notebook 9 Pro oferece um novo olhar sobre o design de notebooks, já sei que o corpo acidentado do Notebook Flash não é para mim. O Notebook Flash estará à venda nos Estados Unidos em 15 de janeiro, enquanto a única informação de lançamento que sabemos até agora sobre o Notebook 9 Pro é que ele sairá em algum momento no início de 2019.

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas