Novos óculos inteligentes da TCL traduz conversas e responde comandos de voz

Dez anos após o Google Glass, TCL ainda aposta no desenvolvimento de óculos inteligentes de realidade aumentada. Será que a moda pega?
Novos óculos inteligentes da TCL traduz conversas e responde comandos de voz
Imagem: TCL/Divulgação

O fracasso monumental do Google Glass não impediu que marcas abandonassem de vez a ideia de criar óculos inteligentes (realmente) funcionais — e que caiam no gosto do público. Agora, a chinesa TCL, acaba de anunciar na CES 2023 o seu novo RayNeo X2, que promete recursos interativos e de realidade aumentada (AR).

Visualmente, ele se parece com um par de óculos (quase normal), mas possui uma tela microLED colorida em cada lente que oferece um brilho de até 1.000 nits. Isso significa que eles podem ser usados tanto em ambientes internos quanto externos. Além disso, ele possui uma câmera de 16 megapixels com capacidade para gravar vídeos em 1080p, além de tirar fotos.

De acordo com a TCL, o RayNeo X2 poderá ser usado em movimento, mostrando pontos de referência próximos conforme o usuário anda. Além disso, será possível habilitar para que mensagens e notificações do celular sejam exibidas na tela.

Outro recurso prometido é a tradução simultânea em tempo real por meio do uso de IA (Inteligência Artificial). Durante uma conversa, os óculos AR podem detectar e traduzir automaticamente as conversas de vários idiomas — a TCL não disse quantos –, com as legendas aparecendo diretamente na tela.

TCL ressuscita “Google Glass” com telas microLED, recursos IA e de realidade aumenta.

TCL ressuscita “Google Glass” com telas microLED, recursos IA e de realidade aumenta. Imagem: TCL/Divulgação

O produto pode ainda acessar assistentes inteligentes por meio de comandos de voz, fazer fotografia ou mesmo reproduzir música, além de contar com alto-falantes e sensores integrados, como giroscópio, acelerômetro, bússola e sensor de pressão.

A expectativa é que durante este primeiro trimestre a empresa convide desenvolvedores para criar novos recursos criativos e orientados aos usuários dos óculos inteligentes AR.

Por enquanto, ainda não há informações sobre o preço e a disponibilidade do RayNeo X2, mas a expectativa é que ele seja lançado comercialmente ainda neste ano.

A conferência da TCL durante a CES 2023 pode ser revista na íntegra no vídeo abaixo:

 

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas