A Nvidia acabou de anunciar uma nova GPU insana. Projetada para (ricos) profissionais gráficos, a Quadro K6000 baseada na arquitetura Kepler é, aparentemente, a CPU mais rápida e mais capaz já produzida”.

Com o dobro da capacidade da Quadro 6000 que substitui, as especificações dela são bem incríveis: tem 12 GB de memória super rápida DDR5, 2880 núcleos de processamento CUDA, latência de entrada/saída de vídeo ultra baixa e o poder de funcionar em até quatro monitores 4K ao mesmo tempo. Com essas características, a Nvidia foca em três perfis de público bem específicos: animação e efeitos especiais, design de produtos e automotivo, e exploração energética.

Apenas para dar um exemplo do poder dessa coisa, a Nissan é capaz de carregar modelos de veículos quase completos usando ela. Isso é muito impressionante. Pixar e Apache Corporation também elogiaram e deram mostras do poder da nova GPU.

Todo esse poder tem um custo, e ele não deve ser dos mais baratos. Embora ainda não se saiba quanto uma placa Quadro K6000 custará no varejo, a certeza é de que por menos de US$ 2.250 ela não sairá — este é o preço do modelo imediatamente abaixo dela, o K5000. A GPU deve ser lançada até o final do ano. [Nvidia via Tom’s Hardware]