Nvidia transforma NPCs de jogos da Ubisoft em chatbots com IA
Atualmente, a Nvidia trabalha em diversos projetos de IA (Inteligência Artificial) para jogos. Um deles, envolve colocar modelos de IA generativa em personagens não jogáveis (NPCs) em games da Ubisoft. Nesta semana, durante a GDC (Game Developers Conference 2024), a empresa anunciou uma parceria com a criadora de “Assassin’s Creed” para não só acelerar o desenvolvimento da tecnologia, como também colocar os NPCs inteligentes em games modernos.
Por meio das tecnologias de ACE (Avatar Cloud Engine), da Nvidia, e com ajuda dos especialistas em NPCs “dinâmicos” da Inworld AI, a Ubisoft criou os “NEO NPCs”. Esses personagens são capazes de interagir em tempo real com os jogadores, o ambiente e outros personagens.
Geralmente, NPCs são personagens que oferecem ajuda, informações, itens e missões aos jogadores, com diálogos pré-programados. Os NEO NPCs, por outro lado, interpretam a situação e o local para oferecer textos dinâmicos e mais opções de narrativa.
Com IA da Nvidia, NEO NPCs da Ubisoft ganham “consciência ambiental e contextual”
Segundo a Nvidia, a tecnologia abre “novas possibilidades para uma narrativa dinâmica e envolvente” em jogos da Ubisoft e outras empresas. Para provar esse ponto, a Ubisoft apresentou, na GDC 2024, três cenários diferentes envolvendo os NEO NPCs, concentrando-se em aspectos variados dos comportamentos dos personagens.
Nas demonstrações, a empresa simulou situações de consciência ambiental e contextual; diferentes reações e animações em tempo real; assim como memória de conversação, colaboração e tomada de decisões estratégicas.
É possível ver algumas demonstrações no vídeo a seguir:
A Ubisoft afirma que cada personagem se destaca pela “colaboração e tomada de decisões estratégicas”. A empresa também aplicou nos NEO NPCs a tecnologia Audio2Face para permitir melhores animações faciais e sincronização labial.
Ainda sem data exata para chegar aos jogos, os NEO NPCs representam um grande salto no processo de criação de narrativas para jogos. A Nvidia e a Ubisoft esperam, aliás, que a tecnologia possa levar “o futuro do desenvolvimento de games para novos horizontes”.
Nvidia é protagonista no “boom da IA”
A Nvidia é um dos principais nomes relacionados ao “boom da IA” dos dias atuais. Com investimento pesado na tecnologia, a empresa se tornou a quarta mais valiosa do mundo, superando a Alphabet — responsável pelo Google.
Porém, o maior foco em inteligência artificial tem coloca a Nvidia em meio a polêmicas. Em fevereiro deste ano, o presidente da empresa, Jensen Huang, aconselhou jovens e não aprender programação e só usar IA.
Pouco tempo depois, a gigante das placas de vídeo se envolveu em um processo de violação de direitos autorais. Nos EUA, três escritores alegaram que suas obras foram usadas, sem consentimento, durante o treinamento do NeMo, uma ferramenta de inteligência artificial generativa.