_Tecnologia

O ChatGPT vai roubar o meu emprego? Confira as profissões em risco

Site listou as principais áreas profissionais que devem ser substituídas pelo ChatGPT e outras ferramentas IA

O ChatGPT vai roubar o meu emprego? Confira as profissões em risco

Imagem: Unsplash/Reprodução

Robôs dominando o mundo é um tema recorrente na ficção científica, mas (ainda) algo distante de ocorrer na realidade. Entretanto, o surgimento de ferramentas como o ChatGPT – desenvolvido pela OpenAI – já começa a ameaçar empregos de diversas áreas.

Isso porque essas ferramentas IA (Inteligência Artificial) já têm se tornado avançadas o suficiente para executar de forma automatizada uma série de tarefas que antes só podiam ser realizadas por mãos humanas.

Pensando nisso, o Business Insider entrevistou uma série de especialistas e montou uma lista com as profissões que poderão ser afetadas pelo ChatGPT. Confira, abaixo:

Vale ressaltar que o ChatGPT ainda não é uma tecnologia 100% confiável. Existem relatos de usuários de que a IA ainda gera textos com informações incorretas, códigos de programação com bugs, além de cometer erros de matemática básica.

O uso da inteligência artificial também não significa necessariamente que as profissões listadas vão simplesmente desaparecer. Esses profissionais contam ainda com criatividade, experiências e habilidades que não podem ser totalmente replicadas por uma IA.

Na prática, é provável que as empresas passem a contar com equipes menores, relegando à IA aquelas tarefas que podem ser automatizadas ou que demandam muito tempo dos profissionais.

Sair da versão mobile