O futuro da Gore-Tex

A Gore-Tex está a ponto de dar outro passo à frente em seu domínio de peles artificiais para clima molhado. Agora, eles podem misturar camadas externas com camadas estrangeiras internas, que resultam em dois resultados formidáveis.

A Gore-Tex está a ponto de dar outro passo à frente em seu domínio de peles artificiais para clima molhado. Agora, eles podem misturar camadas externas com camadas estrangeiras internas, que resultam em dois resultados formidáveis.

DSC_4906 DSC_4907 DSC_4908 DSC_4909

Os materiais de revestimentos mais resistentes da Gore-Tex sempre tiveram que ficar sozinhos, dando a impressão que você estava vestindo um lençol enrugado ou um saco de lixo (sem o suor acumulado, é claro). Eles estão pegando seus revestimentos de três camadas e ligando-os a materiais de forro internos interessantes em uma extensão de sua tecnologia de “mapeamento de conforto”. Assim, se o peito e as costas precisam de isolamento, eles podem atar um pouco de lã no local; ou couraças acolchoadas nos cotovelos e ombros; ou um forro antimicróbio nas axilas. A qualidade substituída não é nova, mas antes o mapeamento de conforto envolvia costurar, abrindo o caminho para potenciais costuras feias e vazamento de água. Agora eles utilizam uma prensa térmica para unir as camadas, de modo que não haja marcas de buracos extras nas camadas externas, e coisas como bolsos agora podem ser costurados nos materiais internos sem a necessidade de fazer furos. Os materiais serão respiráveis, mas não tão respiráveis quanto as camadas desprotegidas de Gore-Tex às quais estamos acostumados. Mas seria legal poder usar uma jaqueta enquanto estivesse tirando algumas roupas de baixo (eu vou querer uma calça com acolchoamento interno na bunda e no joelho, por favor).

A outra tecnologia se chama X-trafit. A maioria das luvas com múltiplas camadas fica com algumas partes viradas pra dentro quando são tiradas. Além disso, luvas com múltiplas camadas da Gore-Tex têm mobilidade, agarre e sensibilidade de dedos reduzidas devido à fricção de uma camada contra a outra. As luvas X-trafit fundem o interior e a membrana, enquanto um material colante entre o revestimento interno e o externo dá a sensação de a coisa toda ser uma única peça de material. A única desvantagem é que essas luvas não serão tão quentes como aquelas com muitos componentes diferentes.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas