Esses tempos eu assisti a um filme chamado “Lars and the Real Girl” (“A Garota Ideal”, em português), cuja sinopse sempre levanta algumas sobrancelhas quando eu a explico para as pessoas: é sobre um cara que encomenda uma boneca em tamanho real e passa a acreditar que ela é uma pessoa de carne e osso, sua namorada. O relacionamento entre Lars e a boneca passa até por crises e brigas. “Hahaha, que absurdo, só em filme mesmo”. Ou não.

O site WikiHow, que pode ser muito útil em diversos momentos, apresenta o tutorial mais incrível e inacreditável que eu já vi: como criar uma “outra metade da laranja” falsa para você.

O tutorial é muito claro e sério, guiando o aflito usuário por uma série de passos que incluem escolher o nome para a pessoa (“tem que ser um nome crível ou popular”), além de uma personalidade e passado.

A coisa começa a ficar sinistra de verdade (!) quando o usuário é instruído a criar emails e contas de instant messenger falsos para a namorada, digitar SMSs para ela na frente dos amigos (“finja enviá-los, mas apenas apague”) e até fazer de conta que atende ligações (“termine com um casual ‘também te amo’”). Há até dicas sobre um app de iPhone que envia SMSs em horas aletórias e sobre um número do Google que supostamente responde após alguns minutos, “aumentando o realismo a troca de mensagens”.

Enquanto eu lia o tutorial, a distância entre o meu queixo e o chão diminuía de maneira constante e regular. Após ler, eu fui tomar um banho antes de voltar aqui e escrever isso. A introdução do tutorial diz que ele pode ser usado “para afastar provocações de que você está afim de alguém, ou por estar solteiro(a)”, mas, sério, só há uma justificativa para alguém fazer isso: sérios problemas emocionais. [wikiHow]