_Espaço

O melhor horário para assistir à superlua azul nesta quarta-feira (30)

Segunda superlua de agosto será uma Lua azul; entenda o o que é e saiba quando observar do seu local

Última superlua de 2022: veja onde e como assistir

Imagem: Gysah Boechat/Flickr/Reprodução

Agosto de 2023 está sendo especial para quem gostar de observar o céu. Logo em seu primeiro dia, o mês já trouxe uma Superlua, que acontece quando o perigeu da Lua (momento de aproximação máxima com a Terra) coincide com sua fase cheia, fazendo-a parecer maior e mais brilhante.

Agora, nesta quarta-feira (30), teremos também uma rara superlua azul. Lua azul é o nome que se dá à segunda Lua cheia de um mês.

Segundo o gov.br, a superlua azul vai aparecer às 22h35 no horário de Brasília. Já para quem está no fuso -4, será às 21h35, enquanto no fuso -5 o horário muda para às 20h35, por exemplo. Além disso, vale lembrar que no fuso de -1 a data muda para 31 de agosto, às 0h35, no mesmo dia que para os fusos 0, +1, +2, em diante.

Enquanto a primeira superlua de agosto esteve a aproximadamente 357.530 quilômetros de distância da Terra, a segunda estará a 357.344 km. Segundo o Observatório Nacional (ON), a distância média entre o planeta Terra e o satélite é de 382.900 km.

Por que a superlua azul é rara?

O registro mais recente de duas superluas no mesmo mês aconteceu em 2018. O fenômeno só voltará a ocorrer em 2037, como você já viu aqui no Giz Brasil.

Entidades astronômicas discordam sobre o conceito de superlua, mas segundo a NASA, serão quatro delas em 2023, sendo uma em 3 de julho, duas em agosto e a quarta e última em 29 de setembro. Mas, é claro, nenhuma outra é uma superlua azul. Saiba como tirar uma foto perfeita do fenômeno.

Sair da versão mobile