Na noite passada, durante o Billboard Music Awards, Michael Jackson retornou do mundo dos mortos em forma de holograma. Foi legal, claro, mas, por enquanto, a tecnologia dos hologramas permanece disponível apenas para os mais ricos. Felizmente, uma equipe de cientistas do MIT está desenvolvendo um sistema de projeção 3D sem a necessidade de óculos especiais que pode ser acessível o suficiente para ser usado em casa.

O sistema usa dos moduladores de cristal líquido para projetar imagens sutilmente diferentes – oito, no estágio de desenvolvimento atual – o que significa que você pode ver uma perspectiva diferente da cena dependendo do seu ponto de vista. Para ampliar os ângulos de visão, o MIT também criou uma tela especial que usa lentes lenticulares – uma espécie de matriz de lentes de aumento – para mudar a aparência da imagem ao longo do campo de vista. O vídeo abaixo, em inglês, explica a tecnologia em detalhes:

Em teoria, tudo parece ótimo, e aparentemente funciona bem também. Mas ainda está longe da perfeição. O modelo atual funciona apenas a 240Hz para fornecer imagens 3D com paralaxe em 40Hz – suficiente para uma imagem de TV normal, se você não for muito exigente, mas longe dos mais de 60Hz das imagens tradicionais de TVs. Mas quem sabe no futuro você possa convidar aquele tio distante para um almoço sem que ele precise ir até a sua casa. Assim torcemos. [MIT Newsvia Phys.org via Engadget]